PRÁTICAS DE LEITURA E ENSINO A PARTIR DAS CRÍTICAS SOCIAIS NA ANIMAÇÃO THE SIMPSONS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112040 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4512 "inscrito_id" => 12864 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E ENSINO A PARTIR DAS CRÍTICAS SOCIAIS NA ANIMAÇÃO THE SIMPSONS" "resumo" => "Esta pesquisa corresponde a propostas de atividades realizadas em duas turmas de sétimo ano de uma escola pública municipal do estado da Paraíba. Considerando as multimodalidades e semióticas presentes nas animações, e ainda considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abre espaço para o ensino de leitura a partir de textos como as animações, este trabalho objetiva analisar as atividades realizadas em que os alunos realizam leituras dialógicas a partir de dois episódios da animação The Simpsons: (1) Blame It on Lisa (Temporada 13, Episódio 15). Neste episódio, a família Simpson viaja ao Brasil para encontrar um garoto órfão que Lisa tem ajudado através de doações. Durante a viagem, eles encontram várias caricaturas e estereótipos sobre o Brasil, o que causou algumas controvérsias no país na época da exibição. (2) You Don't Have to Live Like a Referee - Neste episódio, Homer é recrutado como árbitro para a Copa do Mundo no Brasil. A trama envolve Homer tentando resistir à corrupção enquanto a família aproveita as atrações turísticas do país. Tais episódios abordam o Brasil de maneiras distintas, destacando elementos culturais e sociais, muitas vezes com um tom de humor que é característico da série. As bases teóricas desta pesquisa incluem Bakhtin e o Círculo, além de autores que pesquisam sobre o gênero animação, como Lucena Júnior (2009), Marques (2022), e Marques e Xavier (2021). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa ação e as interpretações terão natureza qualitativa interpretativa. Os resultados mostram que os textos multimodais e multisemióticos, como as animações, podem colaborar para a formação crítica e dialógica dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12864_TB4512_20052024182159.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES" "autor_nome_curto" => "EWERTON MARQUES" "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112040 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4512 "inscrito_id" => 12864 "titulo" => "PRÁTICAS DE LEITURA E ENSINO A PARTIR DAS CRÍTICAS SOCIAIS NA ANIMAÇÃO THE SIMPSONS" "resumo" => "Esta pesquisa corresponde a propostas de atividades realizadas em duas turmas de sétimo ano de uma escola pública municipal do estado da Paraíba. Considerando as multimodalidades e semióticas presentes nas animações, e ainda considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) abre espaço para o ensino de leitura a partir de textos como as animações, este trabalho objetiva analisar as atividades realizadas em que os alunos realizam leituras dialógicas a partir de dois episódios da animação The Simpsons: (1) Blame It on Lisa (Temporada 13, Episódio 15). Neste episódio, a família Simpson viaja ao Brasil para encontrar um garoto órfão que Lisa tem ajudado através de doações. Durante a viagem, eles encontram várias caricaturas e estereótipos sobre o Brasil, o que causou algumas controvérsias no país na época da exibição. (2) You Don't Have to Live Like a Referee - Neste episódio, Homer é recrutado como árbitro para a Copa do Mundo no Brasil. A trama envolve Homer tentando resistir à corrupção enquanto a família aproveita as atrações turísticas do país. Tais episódios abordam o Brasil de maneiras distintas, destacando elementos culturais e sociais, muitas vezes com um tom de humor que é característico da série. As bases teóricas desta pesquisa incluem Bakhtin e o Círculo, além de autores que pesquisam sobre o gênero animação, como Lucena Júnior (2009), Marques (2022), e Marques e Xavier (2021). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa ação e as interpretações terão natureza qualitativa interpretativa. Os resultados mostram que os textos multimodais e multisemióticos, como as animações, podem colaborar para a formação crítica e dialógica dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12864_TB4512_20052024182159.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES" "autor_nome_curto" => "EWERTON MARQUES" "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }