Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência que considerou a música como uma ferramenta eficaz que estimula a compreensão textual, desenvolve o pensamento crítico e aprimora as habilidades relacionadas às competências emocionais por meio da identificação com o indivíduo, garantindo, o respeito à diversidade do gosto musical e à identificação sociocultural para o convívio harmonioso em sociedade. Essa experiência foi realizada em uma escola pública municipal, na cidade de Campina Grande/PB com alunos do Ensino Fundamental II. A abordagem metodológica qualitativa e intervencionista (Gil, 2010) envolveu apreciação de músicas e vídeos, análise semântica e estrutural das letras das músicas e orientação no processo de reflexão e ação durante as aulas. Isso foi feito com base nas teorias da sequência didática (Dolz, Noverraz, Scheneuwly, 2004); das diretrizes voltadas ao ensino e as tendências da Educação atual (BNCC, 2017) e nas contribuições do trabalho com a música (Loureiro, 2003). Os resultados mostraram uma progressão no exercício do protagonismo estudantil por meio criação de uma playlist (re) conhecendo-se e afirmando-se enquanto ser “eu entre nós” promovendo o fortalecimento socioemocional. Nesse contexto, pode-se afirmar que uma abordagem pedagógica estruturada por meio da música, contribui para trabalhar as competências socioemocionais, desenvolvendo, também, habilidades de leitura e escrita.