O lúdico traz momentos de empolgação e engajamento durante as aulas, despertando a concentração e interesse das crianças. O brincar está elencado como um dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança, pautados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo pedagógico que elenca um conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas com os alunos em todos os níveis da educação básica. O professor deve observar que as brincadeiras têm objetivos diferentes de acordo com a idade e sendo trabalhadas de forma correta fazem ser exercido os direitos da criança, atendendo os cinco campos de experiências que estão elencados no documento pedagógico da BNCC, permitindo que a criança seja protagonista do seu próprio aprendizado. As atividades lúdicas colaboram para a internalização dos conceitos, trabalha o raciocino logico, funções executivas, socialização, linguagem simbólicas, a coordenação fina e grossa e a memória. Esse trabalho pretende explorar e analisar a relevância dos recursos lúdicos no desenvolvimento da aprendizagem e desenvolvimento da criança na educação infantil. A pesquisa, conduzida de forma qualitativa e embasada em fontes bibliográficas e acadêmicas, destaca que as crianças aprendem melhor quando brincam, desenvolvendo-se de maneira mais completa nos aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor. Com a análise realizada na pesquisa por meio das leituras, fica evidente que as crianças aprendem brincando e que o lúdico é muito importante para a aprendizagem desde a educação infantil, uma vez que as crianças que brincam desde bem pequenas se desenvolvem melhor nos aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores. A diversidade das brincadeiras, quando bem planejadas e conduzidas pelo professor, auxilia a criança a compreender o mundo ao seu redor. A estimulação da aprendizagem com o lúdico contribui para a espontaneidade e imaginação da criança, pois, por meio da prática pedagógica lúdica, os pequenos brincam e aprendem a participar de modo criativo e livre