No ensino por investigação o professor tem a intenção de engajar os alunos nas discussões e, ao estimular a busca de resolução de um problema, exercitam práticas e raciocínios de comparação, análise e avaliação bastante utilizadas na prática científica. Com o objetivo de contribuir para aprendizado sobre o conteúdo de vírus e a imunização por meio de vacinas, elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática Investigativa, destinada aos estudantes do 2° ano do ensino médio, da escola Dr. Dionísio Rodrigues Nogueira, Corrente, PI. Na primeira aula apresentamos duas perguntas norteadoras: “O que vocês entendem por imunização” e ‘Será que os vírus vivem sozinhos?”. Estas perguntas foram pertinentes para o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos. Neste primeiro momento foi solicitado aos alunos que anotassem as respostas no caderno para posterior debate. No segundo momento da aula, visando estimular a coleta de informações pelos alunos, foi solicitado a leitura do texto sobre origem e evolução das vacinas. Também foi solicitada a leitura do conteúdo do livro didático sobre ciclo de vida dos vírus. Na segunda aula, em posse das informações levantadas na primeira aula, foi realizada uma roda de conversa, onde foi utilizado um roteiro de perguntas para direcionar e, assim facilitar o raciocínio e confronto das ideias durante o debate. Por fim, para avaliação do aprendizado foi realizada uma atividade denominada de “quiz dos balões virais”. A avaliação consistiu na utilização de bexigas enumeradas contendo perguntas relacionadas à problemas da vida cotidiana. Os alunos escolhiam e estouravam a bexiga e, respondiam à pergunta em um minuto. Verificamos ao final, que os alunos apresentavam conhecimento prévio sobre a temática. A SDI contribuiu para o aprendizado da composição genética dos vírus, ciclo de vida e transmissão e, ainda, sobre as tecnologias de produção e funcionamento das vacinas.