Este trabalho discute a temática da Inclusão nas Instituições de Ensino Superior, focalizada sobre as dificuldades de locomoção e acessibilidade física nas universidades brasileiras, com foco nas Instituições de Ensino Superior – IES do município de Castanhal – PA. Assim, o objetivo deste estudo é o de pesquisar, catalogar e apresentar a realidade dos PCD’s nas IES e exibir como elas estão despreparadas para poder abrigar tais pessoas de forma satisfatória e abrangente. Tal trabalho terá relatos de estudantes sobre como é seu cotidiano dentro das universidades e do que exatamente os acadêmicos acham, principalmente os cadeirantes, e o que faltam para uma melhor acessibilidade de acesso nas estruturas das IES de Castanhal. Tais ideias de melhoria serão expostos para uma melhor compreensão. A metodologia é de cunho qualitativo, com embasamento teórico-metodológico, a partir da Revisão Bibliográfica, dialogando com os autores: Duarte e Cohen (2004); Dischinger; Padaratz e Ely (2005); Karagiannis e Stainback (2008) e Sassaki (2010), e com as legislações vigentes e outros documentos já publicados. Todo o trabalho em si será em volta de como tem falta de acessibilidade na IRS de Castanhal e como isso faz com que as pessoas se afastem das IES por falta de um ambiente adequado e inclusivo as suas necessidades sejam elas físicas ou não.