O PAPEL DAS EQUIPES GESTORAS NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109088 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 326 "inscrito_id" => 3314 "titulo" => "O PAPEL DAS EQUIPES GESTORAS NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O papel das equipes gestoras na melhoria da qualidade do ensino na escola pública é fundamental para garantir uma educação de qualidade para todos os alunos. A gestão pedagógica é um dos pilares da gestão democrática, que busca promover a participação de todos os envolvidos no processo educativo, garantindo a inclusão e a democratização do ensino. Uma gestão eficiente requer uma visão sistêmica, que considere todos os aspectos que influenciam a qualidade da educação, como a articulação entre os diferentes setores da escola, a avaliação constante dos processos de ensino e aprendizagem, e a utilização de indicadores para monitorar o desempenho dos alunos e dos professores. Além disso, as equipes gestoras precisam garantir o acesso a recursos e materiais didáticos de qualidade, que possam contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos. A inclusão no que tange a educação é um aspecto importante a ser considerado, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas diferenças e necessidades. Nesse sentido, este estudo parte do seguinte questionamento de pesquisa: Qual o papel das equipes gestoras na melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas? Para responder a estes questionamentos tomamos como objetivo geral: analisar o papel das equipes gestoras na melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas. Como objetivos específicos elencamos: identificar o papel das equipes gestoras no acompanhamento pedagógico nas unidades escolares; discutir as novas configurações de gestão escolar e seu envolvimento com o fazer pedagógico na escola; discutir a relação gestão coordenação na formação da equipe gestora. Trata-se de uma pesquisa empírica, que terá como lócus escolas de rede pública de ensino e sujeitos da pesquisa membros de equipes gestoras. Para embasamento teórico recorreremos a autores como: Neto (2009); Noronha (2023); Luck(2009); Vasques-Menezes (2023), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3314_TB326_25032024175234.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE ERICA BARBOSA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "JANE" "autor_email" => "janeerica.je@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109088 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 326 "inscrito_id" => 3314 "titulo" => "O PAPEL DAS EQUIPES GESTORAS NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA" "resumo" => "O papel das equipes gestoras na melhoria da qualidade do ensino na escola pública é fundamental para garantir uma educação de qualidade para todos os alunos. A gestão pedagógica é um dos pilares da gestão democrática, que busca promover a participação de todos os envolvidos no processo educativo, garantindo a inclusão e a democratização do ensino. Uma gestão eficiente requer uma visão sistêmica, que considere todos os aspectos que influenciam a qualidade da educação, como a articulação entre os diferentes setores da escola, a avaliação constante dos processos de ensino e aprendizagem, e a utilização de indicadores para monitorar o desempenho dos alunos e dos professores. Além disso, as equipes gestoras precisam garantir o acesso a recursos e materiais didáticos de qualidade, que possam contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos. A inclusão no que tange a educação é um aspecto importante a ser considerado, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas diferenças e necessidades. Nesse sentido, este estudo parte do seguinte questionamento de pesquisa: Qual o papel das equipes gestoras na melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas? Para responder a estes questionamentos tomamos como objetivo geral: analisar o papel das equipes gestoras na melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas. Como objetivos específicos elencamos: identificar o papel das equipes gestoras no acompanhamento pedagógico nas unidades escolares; discutir as novas configurações de gestão escolar e seu envolvimento com o fazer pedagógico na escola; discutir a relação gestão coordenação na formação da equipe gestora. Trata-se de uma pesquisa empírica, que terá como lócus escolas de rede pública de ensino e sujeitos da pesquisa membros de equipes gestoras. Para embasamento teórico recorreremos a autores como: Neto (2009); Noronha (2023); Luck(2009); Vasques-Menezes (2023), entre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3314_TB326_25032024175234.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANE ERICA BARBOSA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "JANE" "autor_email" => "janeerica.je@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }