Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DAS EQUIPES GESTORAS NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO NA ESCOLA PÚBLICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O papel das equipes gestoras na melhoria da qualidade do ensino na escola pública é fundamental para garantir uma educação de qualidade para todos os alunos. A gestão pedagógica é um dos pilares da gestão democrática, que busca promover a participação de todos os envolvidos no processo educativo, garantindo a inclusão e a democratização do ensino. Uma gestão eficiente requer uma visão sistêmica, que considere todos os aspectos que influenciam a qualidade da educação, como a articulação entre os diferentes setores da escola, a avaliação constante dos processos de ensino e aprendizagem, e a utilização de indicadores para monitorar o desempenho dos alunos e dos professores. Além disso, as equipes gestoras precisam garantir o acesso a recursos e materiais didáticos de qualidade, que possam contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos. A inclusão no que tange a educação é um aspecto importante a ser considerado, garantindo que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, independentemente de suas diferenças e necessidades. Nesse sentido, este estudo parte do seguinte questionamento de pesquisa: Qual o papel das equipes gestoras na melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas? Para responder a estes questionamentos tomamos como objetivo geral: analisar o papel das equipes gestoras na melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas. Como objetivos específicos elencamos: identificar o papel das equipes gestoras no acompanhamento pedagógico nas unidades escolares; discutir as novas configurações de gestão escolar e seu envolvimento com o fazer pedagógico na escola; discutir a relação gestão coordenação na formação da equipe gestora. Trata-se de uma pesquisa empírica, que terá como lócus escolas de rede pública de ensino e sujeitos da pesquisa membros de equipes gestoras. Para embasamento teórico recorreremos a autores como: Neto (2009); Noronha (2023); Luck(2009); Vasques-Menezes (2023), entre outros.

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