O presente trabalho propõe investigar os desafios e as potencialidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no processo de ensino-aprendizagem, considerando os períodos de antes, durante e após a pandemia de Covid-19, fundamentalmente no Brasil. A chamada “era da informação” se estabeleceu em um ambiente no qual a produção de tecnologias e de informações se tornaram fundamentais enquanto potências formativas, transbordando as barreiras físicas e geográficas, permitindo que o conhecimento seja adquirido e compartilhado de muitas novas maneiras. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, foram selecionados e analisados trabalhos em revistas, teses, dissertações, livros e publicações acadêmicas que abordam o uso das TDICs e as transformações ocorridas nos períodos mencionados. A análise geral da literatura revela como as TDICs moldam a educação, destacando algumas possibilidades dessas tecnologias: a interatividade e a democratização do acesso ao conhecimento, mas sem esconder o caráter desigual e contraditório desse processo. Desse modo, o estudo também explora as implicações dessas mudanças, principalmente os problemas enfrentados e as tendências para o futuro. Ao fornecer uma análise panorâmica e crítica, este trabalho visa lançar luz sobre o papel das TDICs no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, enriquecendo o debate sobre o impacto das tecnologias na educação contemporânea.