Este texto objetiva socializar uma experiência com os relatórios e portfólios, de modo complementar, durante a formação do Pibid/Biologia. A abordagem teórica-metodológica assenta-se na narrativa de formação escrita e, portanto, na abordagem da pesquisa narrativa biográfica. Usamos das memórias para contar vivências/experiências durante o processo formativo, do tempo e dos espaços vividos. Os portfólios, tendo-se por base o planejamento da sua construção e os relatórios mensais, possibilitaram diversos itinerários formativos, sendo: (a)uso das experiências de laboratório; (b) construção e uso de jogos; (c) uso do microscópio para aproximar conhecimentos vivenciados da citologia para sala de aula; (d)utilização do laboratório móvel; (e) O uso da química teve também um olhar diferenciado; (f) conhecer na Universidade de Pernambuco-UPE a Coleção Didática da Zoologia (CDZ), bem como outros laboratórios, acompanhados os alunos do Ensino Fundamental pelos representantes legais da escola e pelos bolsistas pibidianos/as, para além de trazer exemplares da Zoologia da Universidade para escola, foi de fato promover uma maior articulação entre teoria-prática e aproximação da Educação Básica com a Educação Superior; (g) uso da tecnologia como Canva, Wordwall, Quiz; (h) os relatórios e portfólios; (i) Viagens de estudo, em Recife-PE, para três ambientes que se complementam em termos da formação: Jardim Botânico do Recife, HortoZooBotânico de Dois Irmãos, e o Instituto Ricardo Brennand; (j) Participação em eventos científicos. Conclui-se que planejar e vivenciar esses momentos formativos de reuniões semanais, relatórios mensais e portfólios, visitas às escolas – campo de atuação do Pibid/ Biologia, foram de extrema importância para a construção do relatório final, de modo sistematizado. Assim, houve uma maior e melhor integração das aprendizagens vivenciadas, com base no entendimento de que é preciso aprender para ensinar e ao ensinar se aprender, na perspectiva freiriana, em movimentos cíclico, criativo, crítico, e reflexivo, perspectivando caminhos possíveis da formação de educandos/as e educadores/as.