DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111874 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4270 "inscrito_id" => 12163 "titulo" => "DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA" "resumo" => "No contexto das escolas do campo, a alfabetização científica enfrenta desafios como acesso limitado a recursos, infraestrutura escolar bem como formação inadequada de professores para atuarem nas escolas do campo. Neste sentido, é fundamental promover um debate sobre como superar os obstáculos enfrentados pelas escolas do campo no que diz respeito à alfabetização científica, visando garantir que os alunos tenham acesso a educação científica de qualidade, que sejam capazes não apenas de terem o domínio dos conteúdos, mas também uma compreensão crítica e reflexiva sobre o papel da ciência em suas vidas e comunidades. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo, identificar e discutir os desafios que cercam a alfabetização científica nas escolas do campo, bem como as implicações que impossibilitam o desenvolvimento eficiente desse processo. A pesquisa foi realizada conforme abordagem qualitativa, do tipo exploratória por meio de levantamento bibliográfico a partir do problema investigado, acerca da temática desafios da alfabetização científica nas escolas do campo. Quanto ao levantamento dos dados, esse se deu a partir da revisão sistemática de literatura bibliográfica, o qual corresponde ao esclarecimento de perguntas de uma determinada pesquisa, ampliando a criticidade a partir dos resultados, permitindo identificar lacunas. Por fim, possíveis soluções para os desafios da alfabetização científica nas escolas do campo incluem a valorização do conhecimento local e ações sustentáveis, a integração de atividades práticas e experimentais no ensino, o uso de tecnologias adaptadas à realidade local, e a promoção de parcerias com instituições e projetos que possam oferecer suporte pedagógico e recursos para as escolas do campo, além de investir na formação continuada de professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12163_TB4270_13102024225159.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA DE BARROS GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "Maria Aparecida" "autor_email" => "aparecidabarrosgoncalves1234@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111874 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4270 "inscrito_id" => 12163 "titulo" => "DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS ESCOLAS DO CAMPO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA" "resumo" => "No contexto das escolas do campo, a alfabetização científica enfrenta desafios como acesso limitado a recursos, infraestrutura escolar bem como formação inadequada de professores para atuarem nas escolas do campo. Neste sentido, é fundamental promover um debate sobre como superar os obstáculos enfrentados pelas escolas do campo no que diz respeito à alfabetização científica, visando garantir que os alunos tenham acesso a educação científica de qualidade, que sejam capazes não apenas de terem o domínio dos conteúdos, mas também uma compreensão crítica e reflexiva sobre o papel da ciência em suas vidas e comunidades. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo, identificar e discutir os desafios que cercam a alfabetização científica nas escolas do campo, bem como as implicações que impossibilitam o desenvolvimento eficiente desse processo. A pesquisa foi realizada conforme abordagem qualitativa, do tipo exploratória por meio de levantamento bibliográfico a partir do problema investigado, acerca da temática desafios da alfabetização científica nas escolas do campo. Quanto ao levantamento dos dados, esse se deu a partir da revisão sistemática de literatura bibliográfica, o qual corresponde ao esclarecimento de perguntas de uma determinada pesquisa, ampliando a criticidade a partir dos resultados, permitindo identificar lacunas. Por fim, possíveis soluções para os desafios da alfabetização científica nas escolas do campo incluem a valorização do conhecimento local e ações sustentáveis, a integração de atividades práticas e experimentais no ensino, o uso de tecnologias adaptadas à realidade local, e a promoção de parcerias com instituições e projetos que possam oferecer suporte pedagógico e recursos para as escolas do campo, além de investir na formação continuada de professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID12163_TB4270_13102024225159.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA DE BARROS GONÇALVES" "autor_nome_curto" => "Maria Aparecida" "autor_email" => "aparecidabarrosgoncalves1234@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }