A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE TRABALHO ÉTICO.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110656 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2507 "inscrito_id" => 10944 "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE TRABALHO ÉTICO." "resumo" => "Este trabalho implica sobre a relação professor-aluno e a sala de aula como espaço de trabalho ético. Tratar deste assunto pressupõe questionamentos, como exemplos, qual o papel ético do professor diante das dificuldades e acertos dos alunos? Como o aluno deve se comportar de modo ético com a turma? Por que alunos e professores devem ter posicionamentos éticos na sala de aula? Os desafios implicados nessa relação professor-aluno são vividos diariamente, sobretudo nas relações em sala de aula, reflete a problemática em virtude da sua implicação na rotina escolar, apontam como a ética está no cotidiano escolar, nas ações, nas atitudes, sobretudo nas relações estabelecidas entre os professores e alunos. Com base nisso, a proposta temática está pautada na compreensão de como a sala de aula, com foco nas relações entre professor e aluno, é um espaço de trabalho ético, visto que a ética faz parte da prática profissional docente, do seu posicionamento e comportamento dentro da sala de aula. Assim sendo, o trabalho pretende contribuir na discussão e compreensão sobre a sala de aula como espaço ético e apontar o conceito de ética. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, por ser uma abordagem que se baseia na análise de fontes escritas, como livros, artigos científicos e outros documentos, para compreender e contextualizar o tema numa visão qualitativa, em diálogo com LIBÂNEO (2008), LINS (2016), NOSELLA (2008), foram autores relevantes para a pesquisa. Com isso, inferimos que o contexto da sala de aula pode se constituir em um ambiente rico e favorável para o desenvolvimento da ética e do compromisso que se assume nas relações entre professor-aluno. Conclui-se que a realização de um trabalho ético na sala de aula pode render frutos para além dos muros da escola, podendo ser estendido para as relações família-escola e escola-comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10944_TB2507_08042024000125.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA GEICIANE VIEIRA LIMA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "GEICIANE" "autor_email" => "geiciannevieira@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110656 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2507 "inscrito_id" => 10944 "titulo" => "A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE TRABALHO ÉTICO." "resumo" => "Este trabalho implica sobre a relação professor-aluno e a sala de aula como espaço de trabalho ético. Tratar deste assunto pressupõe questionamentos, como exemplos, qual o papel ético do professor diante das dificuldades e acertos dos alunos? Como o aluno deve se comportar de modo ético com a turma? Por que alunos e professores devem ter posicionamentos éticos na sala de aula? Os desafios implicados nessa relação professor-aluno são vividos diariamente, sobretudo nas relações em sala de aula, reflete a problemática em virtude da sua implicação na rotina escolar, apontam como a ética está no cotidiano escolar, nas ações, nas atitudes, sobretudo nas relações estabelecidas entre os professores e alunos. Com base nisso, a proposta temática está pautada na compreensão de como a sala de aula, com foco nas relações entre professor e aluno, é um espaço de trabalho ético, visto que a ética faz parte da prática profissional docente, do seu posicionamento e comportamento dentro da sala de aula. Assim sendo, o trabalho pretende contribuir na discussão e compreensão sobre a sala de aula como espaço ético e apontar o conceito de ética. Adotou-se como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, por ser uma abordagem que se baseia na análise de fontes escritas, como livros, artigos científicos e outros documentos, para compreender e contextualizar o tema numa visão qualitativa, em diálogo com LIBÂNEO (2008), LINS (2016), NOSELLA (2008), foram autores relevantes para a pesquisa. Com isso, inferimos que o contexto da sala de aula pode se constituir em um ambiente rico e favorável para o desenvolvimento da ética e do compromisso que se assume nas relações entre professor-aluno. Conclui-se que a realização de um trabalho ético na sala de aula pode render frutos para além dos muros da escola, podendo ser estendido para as relações família-escola e escola-comunidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10944_TB2507_08042024000125.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA GEICIANE VIEIRA LIMA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "GEICIANE" "autor_email" => "geiciannevieira@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }