Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113018
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5884
    "inscrito_id" => 15005
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "O presente trabalho evidencia a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, bem como os prejuízos que a prática avaliativa pode acarretar na vida escolar de alguns alunos, se não for utilizada para auxiliar no desenvolvimento dos educandos. Interessa saber: entendendo que a avaliação é um aspecto relevante no processo de ensino-aprendizagem, por que muitas práticas avaliativas continuam limitadas unicamente à quantificação? Assim, o presente estudo objetiva analisar as contribuições e os desafios do ato de avaliar no processo de ensino e aprendizagem. Para tal estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva e qualitativa, embasada nos seguintes autores: Luckesi (1996), (1997), (2005), (2011), Hoffmann (2001), (2004), (2005), (2009), (2013), (2018), Vasconcelos (2000), (2004), dentre outros, que refletem sobre a avaliação da aprendizagem. Com base nas discussões foi possível compreender que: é importante que as avaliações sejam construtivas, justas e alinhadas aos objetivos de aprendizado. Elas devem avaliar não apenas a memorização de fatos, mas também a compreensão conceitual, habilidades de aplicação e pensamento crítico. Ademais, a utilização de uma diversidade de métodos de avaliação pode oferecer uma visão mais abrangente do desempenho dos alunos. Portanto, é essencial considerar que o processo avaliativo deve levar em conta a diversidade de habilidades dos alunos. Além disso, a avaliação, em algumas situações, representa uma oportunidade para que o professor revise e aprimore sua própria prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15005_TB5884_23052024224140.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCICLEIDE DOS SANTOS ALMEIDA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCICLEIDE"
    "autor_email" => "francicleidealmeida20@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113018
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 5884
    "inscrito_id" => 15005
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS E DESAFIOS"
    "resumo" => "O presente trabalho evidencia a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, bem como os prejuízos que a prática avaliativa pode acarretar na vida escolar de alguns alunos, se não for utilizada para auxiliar no desenvolvimento dos educandos. Interessa saber: entendendo que a avaliação é um aspecto relevante no processo de ensino-aprendizagem, por que muitas práticas avaliativas continuam limitadas unicamente à quantificação? Assim, o presente estudo objetiva analisar as contribuições e os desafios do ato de avaliar no processo de ensino e aprendizagem. Para tal estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva e qualitativa, embasada nos seguintes autores: Luckesi (1996), (1997), (2005), (2011), Hoffmann (2001), (2004), (2005), (2009), (2013), (2018), Vasconcelos (2000), (2004), dentre outros, que refletem sobre a avaliação da aprendizagem. Com base nas discussões foi possível compreender que: é importante que as avaliações sejam construtivas, justas e alinhadas aos objetivos de aprendizado. Elas devem avaliar não apenas a memorização de fatos, mas também a compreensão conceitual, habilidades de aplicação e pensamento crítico. Ademais, a utilização de uma diversidade de métodos de avaliação pode oferecer uma visão mais abrangente do desempenho dos alunos. Portanto, é essencial considerar que o processo avaliativo deve levar em conta a diversidade de habilidades dos alunos. Além disso, a avaliação, em algumas situações, representa uma oportunidade para que o professor revise e aprimore sua própria prática pedagógica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15005_TB5884_23052024224140.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCICLEIDE DOS SANTOS ALMEIDA MENDES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCICLEIDE"
    "autor_email" => "francicleidealmeida20@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente trabalho evidencia a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, bem como os prejuízos que a prática avaliativa pode acarretar na vida escolar de alguns alunos, se não for utilizada para auxiliar no desenvolvimento dos educandos. Interessa saber: entendendo que a avaliação é um aspecto relevante no processo de ensino-aprendizagem, por que muitas práticas avaliativas continuam limitadas unicamente à quantificação? Assim, o presente estudo objetiva analisar as contribuições e os desafios do ato de avaliar no processo de ensino e aprendizagem. Para tal estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva e qualitativa, embasada nos seguintes autores: Luckesi (1996), (1997), (2005), (2011), Hoffmann (2001), (2004), (2005), (2009), (2013), (2018), Vasconcelos (2000), (2004), dentre outros, que refletem sobre a avaliação da aprendizagem. Com base nas discussões foi possível compreender que: é importante que as avaliações sejam construtivas, justas e alinhadas aos objetivos de aprendizado. Elas devem avaliar não apenas a memorização de fatos, mas também a compreensão conceitual, habilidades de aplicação e pensamento crítico. Ademais, a utilização de uma diversidade de métodos de avaliação pode oferecer uma visão mais abrangente do desempenho dos alunos. Portanto, é essencial considerar que o processo avaliativo deve levar em conta a diversidade de habilidades dos alunos. Além disso, a avaliação, em algumas situações, representa uma oportunidade para que o professor revise e aprimore sua própria prática pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.