AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS E DESAFIOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113018 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5884 "inscrito_id" => 15005 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "O presente trabalho evidencia a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, bem como os prejuízos que a prática avaliativa pode acarretar na vida escolar de alguns alunos, se não for utilizada para auxiliar no desenvolvimento dos educandos. Interessa saber: entendendo que a avaliação é um aspecto relevante no processo de ensino-aprendizagem, por que muitas práticas avaliativas continuam limitadas unicamente à quantificação? Assim, o presente estudo objetiva analisar as contribuições e os desafios do ato de avaliar no processo de ensino e aprendizagem. Para tal estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva e qualitativa, embasada nos seguintes autores: Luckesi (1996), (1997), (2005), (2011), Hoffmann (2001), (2004), (2005), (2009), (2013), (2018), Vasconcelos (2000), (2004), dentre outros, que refletem sobre a avaliação da aprendizagem. Com base nas discussões foi possível compreender que: é importante que as avaliações sejam construtivas, justas e alinhadas aos objetivos de aprendizado. Elas devem avaliar não apenas a memorização de fatos, mas também a compreensão conceitual, habilidades de aplicação e pensamento crítico. Ademais, a utilização de uma diversidade de métodos de avaliação pode oferecer uma visão mais abrangente do desempenho dos alunos. Portanto, é essencial considerar que o processo avaliativo deve levar em conta a diversidade de habilidades dos alunos. Além disso, a avaliação, em algumas situações, representa uma oportunidade para que o professor revise e aprimore sua própria prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15005_TB5884_23052024224140.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCICLEIDE DOS SANTOS ALMEIDA MENDES" "autor_nome_curto" => "FRANCICLEIDE" "autor_email" => "francicleidealmeida20@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113018 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5884 "inscrito_id" => 15005 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS E DESAFIOS" "resumo" => "O presente trabalho evidencia a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, bem como os prejuízos que a prática avaliativa pode acarretar na vida escolar de alguns alunos, se não for utilizada para auxiliar no desenvolvimento dos educandos. Interessa saber: entendendo que a avaliação é um aspecto relevante no processo de ensino-aprendizagem, por que muitas práticas avaliativas continuam limitadas unicamente à quantificação? Assim, o presente estudo objetiva analisar as contribuições e os desafios do ato de avaliar no processo de ensino e aprendizagem. Para tal estudo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva e qualitativa, embasada nos seguintes autores: Luckesi (1996), (1997), (2005), (2011), Hoffmann (2001), (2004), (2005), (2009), (2013), (2018), Vasconcelos (2000), (2004), dentre outros, que refletem sobre a avaliação da aprendizagem. Com base nas discussões foi possível compreender que: é importante que as avaliações sejam construtivas, justas e alinhadas aos objetivos de aprendizado. Elas devem avaliar não apenas a memorização de fatos, mas também a compreensão conceitual, habilidades de aplicação e pensamento crítico. Ademais, a utilização de uma diversidade de métodos de avaliação pode oferecer uma visão mais abrangente do desempenho dos alunos. Portanto, é essencial considerar que o processo avaliativo deve levar em conta a diversidade de habilidades dos alunos. Além disso, a avaliação, em algumas situações, representa uma oportunidade para que o professor revise e aprimore sua própria prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15005_TB5884_23052024224140.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCICLEIDE DOS SANTOS ALMEIDA MENDES" "autor_nome_curto" => "FRANCICLEIDE" "autor_email" => "francicleidealmeida20@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }