A matemática é frequentemente percebida como uma disciplina desafiadora, associada a altos índices de reprovação e evasão escolar. Nesse contexto, compreender e promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas desde o início da trajetória escolar é crucial. Realizou-se uma pesquisa diagnóstica para identificar o nível de desenvolvimento das ações do objeto matemático em estudantes do terceiro ano do ensino médio no Colégio Virgílio do Vale da cidade de Ceres - GO. A pesquisa teve a finalidade aplicada, com abordagem mista quantitativa e qualitativa, com objetivo exploratório e procedimentos de pesquisa de campo. O trabalho foi analisado de forma mista, quantitativa e qualitativa. A amostragem foi por conveniência e elaborou-se atividades quanti-qualitativa para levantamento de dados. Um questionário foi aplicado com questões sobre objetos matemáticos como correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação para avaliar o nível de conhecimento dos alunos em relação a esses conceitos. Os dados coletados por meio de atividades serviram como diagnóstico do desenvolvimento das ações do objeto matemático nos alunos. O principal objetivo foi compreender falhas no desenvolvimento de competências matemáticas essenciais para a formação estudantil, visando identificar áreas de melhoria no ensino. Propostas serão construídas com base nos resultados para melhorar a qualidade do ensino da matemática, concentrando-se no desenvolvimento das competências necessárias para a formação dos alunos. Os estudantes demonstraram maior competência nos objetos matemáticos de classificação e seriação, obtendo nestes quesitos as notas mais elevadas.