O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a construção da identidade docente a partir das experiências vivenciadas durante a Licenciatura em Pedagogia. A metodologia adotada é essencialmente autobiográfica, utilizando a narrativa pessoal como ferramenta de reflexão pedagógica. Este enfoque metodológico permite uma análise introspectiva e detalhada das interações, aprendizados e desafios enfrentados ao longo da formação, facilitando um processo de autoconhecimento e desenvolvimento profissional contínuo. Destaca-se a influência de teóricos fundamentais cujas ideias transformaram profundamente a abordagem pedagógica da autora. Entre esses teóricos, destacam-se Paulo Freire, com sua visão emancipadora; Antonio Gramsci, que vê a educação como uma ferramenta de transformação social; e Edgar Morin, com suas propostas sobre a educação para a sustentabilidade. Candau e Libâneo são referenciados por suas contribuições para a didática e a formação humana. Pimenta e Lima enriquecem a compreensão sobre a prática docente, destacando a importância das interações pedagógicas e a ressignificação dos saberes. São discutidas experiências práticas significativas, como os estágios supervisionados e a influência das políticas públicas na prática docente, essenciais para o desenvolvimento de uma didática reflexiva, crítica e adaptativa às necessidades contemporâneas da educação. A construção da identidade docente é referenciada como um processo contínuo de reflexão sobre o papel do educador na sociedade e as possibilidades de transformação social por meio da educação. Foram abordadas a integração entre teoria e prática e a importância da educação continuada e do engajamento com a comunidade acadêmica e local. A partir deste relato autobiográfico, reafirmou-se o compromisso da autora com uma prática pedagógica inclusiva e inovadora, sublinhando a educação como um processo contínuo de aprendizado, aperfeiçoamento e engajamento, reiterando o compromisso com a transformação social através da pedagogia.