A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112081 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4568 "inscrito_id" => 1818 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA" "resumo" => "O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a construção da identidade docente a partir das experiências vivenciadas durante a Licenciatura em Pedagogia. A metodologia adotada é essencialmente autobiográfica, utilizando a narrativa pessoal como ferramenta de reflexão pedagógica. Este enfoque metodológico permite uma análise introspectiva e detalhada das interações, aprendizados e desafios enfrentados ao longo da formação, facilitando um processo de autoconhecimento e desenvolvimento profissional contínuo. Destaca-se a influência de teóricos fundamentais cujas ideias transformaram profundamente a abordagem pedagógica da autora. Entre esses teóricos, destacam-se Paulo Freire, com sua visão emancipadora; Antonio Gramsci, que vê a educação como uma ferramenta de transformação social; e Edgar Morin, com suas propostas sobre a educação para a sustentabilidade. Candau e Libâneo são referenciados por suas contribuições para a didática e a formação humana. Pimenta e Lima enriquecem a compreensão sobre a prática docente, destacando a importância das interações pedagógicas e a ressignificação dos saberes. São discutidas experiências práticas significativas, como os estágios supervisionados e a influência das políticas públicas na prática docente, essenciais para o desenvolvimento de uma didática reflexiva, crítica e adaptativa às necessidades contemporâneas da educação. A construção da identidade docente é referenciada como um processo contínuo de reflexão sobre o papel do educador na sociedade e as possibilidades de transformação social por meio da educação. Foram abordadas a integração entre teoria e prática e a importância da educação continuada e do engajamento com a comunidade acadêmica e local. A partir deste relato autobiográfico, reafirmou-se o compromisso da autora com uma prática pedagógica inclusiva e inovadora, sublinhando a educação como um processo contínuo de aprendizado, aperfeiçoamento e engajamento, reiterando o compromisso com a transformação social através da pedagogia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1818_TB4568_14102024161544.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERONICA NOGUEIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Verônica" "autor_email" => "veronycanogueira@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112081 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4568 "inscrito_id" => 1818 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE A FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA" "resumo" => "O objetivo geral deste artigo é refletir sobre a construção da identidade docente a partir das experiências vivenciadas durante a Licenciatura em Pedagogia. A metodologia adotada é essencialmente autobiográfica, utilizando a narrativa pessoal como ferramenta de reflexão pedagógica. Este enfoque metodológico permite uma análise introspectiva e detalhada das interações, aprendizados e desafios enfrentados ao longo da formação, facilitando um processo de autoconhecimento e desenvolvimento profissional contínuo. Destaca-se a influência de teóricos fundamentais cujas ideias transformaram profundamente a abordagem pedagógica da autora. Entre esses teóricos, destacam-se Paulo Freire, com sua visão emancipadora; Antonio Gramsci, que vê a educação como uma ferramenta de transformação social; e Edgar Morin, com suas propostas sobre a educação para a sustentabilidade. Candau e Libâneo são referenciados por suas contribuições para a didática e a formação humana. Pimenta e Lima enriquecem a compreensão sobre a prática docente, destacando a importância das interações pedagógicas e a ressignificação dos saberes. São discutidas experiências práticas significativas, como os estágios supervisionados e a influência das políticas públicas na prática docente, essenciais para o desenvolvimento de uma didática reflexiva, crítica e adaptativa às necessidades contemporâneas da educação. A construção da identidade docente é referenciada como um processo contínuo de reflexão sobre o papel do educador na sociedade e as possibilidades de transformação social por meio da educação. Foram abordadas a integração entre teoria e prática e a importância da educação continuada e do engajamento com a comunidade acadêmica e local. A partir deste relato autobiográfico, reafirmou-se o compromisso da autora com uma prática pedagógica inclusiva e inovadora, sublinhando a educação como um processo contínuo de aprendizado, aperfeiçoamento e engajamento, reiterando o compromisso com a transformação social através da pedagogia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1818_TB4568_14102024161544.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERONICA NOGUEIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Verônica" "autor_email" => "veronycanogueira@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }