BRINCAR DE ESCREVER E APRENDER BRINCANDO: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112678 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5408 "inscrito_id" => 15144 "titulo" => "BRINCAR DE ESCREVER E APRENDER BRINCANDO: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "É na brincadeira, no movimento dos corpos e na disponibilidade de espaços para movimentar-se que as crianças descobrem ao seu modo e tempo o mundo que as cerca. Essas explorações são terreno fértil para os processos de ensino-aprendizagem, podem e devem ser consideradas para desenvolver - a partir de práticas pedagógicas intencionais - autonomia, socialização, curiosidade e criatividade. A criança, ao chegar à escola, traz consigo sua história e sua cultura. Isto deve ser considerado como algo relevante no processo escolar, uma vez que, a ação educativa só tem sentido se estiver adequada a este sujeito, sua idade e seu contexto de vida. Nesse sentido, cabe ao educador criar ambientes educativos e estimulantes, propícios a explorar diferentes tipos de conteúdos. Assim, ao pensar a brincadeira como criação de repertórios e experiências de aprendizagens, através de pesquisas bibliográficas e de algumas vivências, constatamos que, é na brincadeira que as crianças exploram diferentes espaços e materiais, comunicam-se e inserem-se no mundo. Nesse sentido, reconhecemos que essas práticas são uma das melhores formas de desenvolver aprendizagens que valerão para a vida toda, desenvolvendo assim habilidades psicomotoras, sociais, afetivas, físicas e cognitivas, destacando ainda o lúdico como importante fator. Aprender brincando, com sentido e significado da forma mais real que possa acontecer, estabelecendo bases de desenvolvimento pleno e construindo uma infância onde jogos e brincadeiras são ferramentas que fomentam e aprimoram diferentes contextos sociais de aprendizagem, aquisição do conhecimento e estímulos da construção de identidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15144_TB5408_27102024211210.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON VENICIUS DE SOUSA LOPES" "autor_nome_curto" => "WELINGTON LOPES" "autor_email" => "wellington.lopes@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112678 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5408 "inscrito_id" => 15144 "titulo" => "BRINCAR DE ESCREVER E APRENDER BRINCANDO: EXPERIÊNCIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM" "resumo" => "É na brincadeira, no movimento dos corpos e na disponibilidade de espaços para movimentar-se que as crianças descobrem ao seu modo e tempo o mundo que as cerca. Essas explorações são terreno fértil para os processos de ensino-aprendizagem, podem e devem ser consideradas para desenvolver - a partir de práticas pedagógicas intencionais - autonomia, socialização, curiosidade e criatividade. A criança, ao chegar à escola, traz consigo sua história e sua cultura. Isto deve ser considerado como algo relevante no processo escolar, uma vez que, a ação educativa só tem sentido se estiver adequada a este sujeito, sua idade e seu contexto de vida. Nesse sentido, cabe ao educador criar ambientes educativos e estimulantes, propícios a explorar diferentes tipos de conteúdos. Assim, ao pensar a brincadeira como criação de repertórios e experiências de aprendizagens, através de pesquisas bibliográficas e de algumas vivências, constatamos que, é na brincadeira que as crianças exploram diferentes espaços e materiais, comunicam-se e inserem-se no mundo. Nesse sentido, reconhecemos que essas práticas são uma das melhores formas de desenvolver aprendizagens que valerão para a vida toda, desenvolvendo assim habilidades psicomotoras, sociais, afetivas, físicas e cognitivas, destacando ainda o lúdico como importante fator. Aprender brincando, com sentido e significado da forma mais real que possa acontecer, estabelecendo bases de desenvolvimento pleno e construindo uma infância onde jogos e brincadeiras são ferramentas que fomentam e aprimoram diferentes contextos sociais de aprendizagem, aquisição do conhecimento e estímulos da construção de identidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15144_TB5408_27102024211210.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON VENICIUS DE SOUSA LOPES" "autor_nome_curto" => "WELINGTON LOPES" "autor_email" => "wellington.lopes@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }