PODCASTS: LITERATURA INFANTIL E ACESSIBILIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111914 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4333 "inscrito_id" => 13951 "titulo" => "PODCASTS: LITERATURA INFANTIL E ACESSIBILIDADE" "resumo" => "Este texto trata do desenvolvimento do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) e tem por objetivo apresentar como é possível proporcionar acessibilidade aos livros infantis para crianças com deficiência visual na educação infantil, por meio do gênero textual podcast. Como metodologia utilizamos inicialmente, a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Dessa forma, consultamos a Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil; o Documento Curricular do Tocantins para a Educação Infantil; textos de autores que apresentam as bases da literatura infantil desde seu surgimento como Fani Abramovich (1997), Antonio Cândido (1998), Regina Zilberman (2012), Ana Maria Machado (2002), Magda Soares (1996); a Lei nº 1615/2019 que explica os tipos de deficiência visual que podem acometer pessoas, além de outras legislações sobre a inclusão de crianças pequenas com deficiência na escola. Foram consultados também, documentos disponibilizados no site do Ministério da Educação (MEC) e artigos científicos sobre a inclusão de crianças com deficiência visual na educação infantil. Além da pesquisa em fontes teóricas, utilizou-se a pesquisa-ação que se desenvolveu com a adaptação do livro infantil Lápis cor de pele de Sueli Ferreira de Oliveira para um podcast. Houve a gravação e edição do texto para a utilização em sala de aula. Constatou-se durante a pesquisa que, apesar da evolução do cuidado com pessoas com deficiência visual no que diz respeito à educação formal, há escassez de informações oficiais e poucas pesquisas acerca do assunto. Assim, acredita-se que este trabalho será referência para outros estudos que contribuam para o acesso ao conhecimento de livros infantis na educação de crianças pequenas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13951_TB4333_07102024093030.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANNA KALYNE TEIXEIRA DE OLIVEIRA BRITO" "autor_nome_curto" => "GEOVANNA" "autor_email" => "geovannateixeira765@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111914 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4333 "inscrito_id" => 13951 "titulo" => "PODCASTS: LITERATURA INFANTIL E ACESSIBILIDADE" "resumo" => "Este texto trata do desenvolvimento do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) e tem por objetivo apresentar como é possível proporcionar acessibilidade aos livros infantis para crianças com deficiência visual na educação infantil, por meio do gênero textual podcast. Como metodologia utilizamos inicialmente, a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Dessa forma, consultamos a Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil; o Documento Curricular do Tocantins para a Educação Infantil; textos de autores que apresentam as bases da literatura infantil desde seu surgimento como Fani Abramovich (1997), Antonio Cândido (1998), Regina Zilberman (2012), Ana Maria Machado (2002), Magda Soares (1996); a Lei nº 1615/2019 que explica os tipos de deficiência visual que podem acometer pessoas, além de outras legislações sobre a inclusão de crianças pequenas com deficiência na escola. Foram consultados também, documentos disponibilizados no site do Ministério da Educação (MEC) e artigos científicos sobre a inclusão de crianças com deficiência visual na educação infantil. Além da pesquisa em fontes teóricas, utilizou-se a pesquisa-ação que se desenvolveu com a adaptação do livro infantil Lápis cor de pele de Sueli Ferreira de Oliveira para um podcast. Houve a gravação e edição do texto para a utilização em sala de aula. Constatou-se durante a pesquisa que, apesar da evolução do cuidado com pessoas com deficiência visual no que diz respeito à educação formal, há escassez de informações oficiais e poucas pesquisas acerca do assunto. Assim, acredita-se que este trabalho será referência para outros estudos que contribuam para o acesso ao conhecimento de livros infantis na educação de crianças pequenas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13951_TB4333_07102024093030.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEOVANNA KALYNE TEIXEIRA DE OLIVEIRA BRITO" "autor_nome_curto" => "GEOVANNA" "autor_email" => "geovannateixeira765@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }