Neste trabalho, com base em estudos de COSSON (2006) e Ramos (2011), trataremos da importância da literatura infantojuvenil em textos escritos e imagéticos e a sua relação com o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando o processo de letramento literário dentro de sala de aula. Para fins de compreensão e análise do tema, temos por objeto de estudo o livro de literatura infantil - Mariana do Contra, da escritora Rose Sordi e do ilustrador Fido Nesti. A metodologia do estudo consiste em um levantamento bibliográfico e pesquisa documental da obra .Observamos que a narrativa em questão apresenta uma rica articulação entre linguagem verbal e visual, proporcionando ao leitor uma experiência de leitura fluida e envolvente, potencializada pela contextualização de temas cotidianos e pela inclusão de referências pertinentes ao contexto social, o que estabelece uma conexão direta entre o autor e seu público-alvo. Conclui-se que , a prática da leitura e o processo de aprendizado emergem como atividades não apenas acessíveis, mas também eficazes e enriquecedoras. Logo, colabora para a compreensão mais profunda da literatura infantojuvenil como ferramenta pedagógica, ressaltando sua relevância no estímulo à imaginação, reflexão crítica e desenvolvimento linguístico das crianças e adolescentes.