A escola é uma instituição de educação formada por sujeitos e processos, e dentre os sujeitos podemos destacar como principais os alunos, os professores e os gestores, e como processos, destacamos o ensino-aprendizagem e a avaliação. A avaliação pensada enquanto processo crítico-reflexivo da prática docente, é capaz de dirimir compreensões, interlocuções e intervenções ao longo de todo o processo ensino-aprendizagem. Teoricamente, a avaliação educacional busca fornecer informações sobre o processo de ensino e aprendizagem, identificar necessidades de melhoria e promover a equidade e qualidade na educação. No entanto, na prática, diversos desafios têm surgido durante a realização do processo avaliativo. Além disso, a falta de integração entre teoria e prática na formação de professores tem contribuído para dificuldades na implementação de avaliações formativas e contextualizadas, que poderiam fornecer um feedback mais significativo para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. Portanto, esse artigo, tem como objetivo apresentar um estudo sobre a avaliação, e sua real contribuição para o processo ensino-aprendizagem, buscando saber até que ponto a avaliação é utilizada na prática como forma de aprimorar e facilitar o processo de ensino-aprendizagem do aluno. Outro desafio é a complexidade do sistema educacional brasileiro, com suas diversidades regionais, socioeconômicas e culturais, o que requer abordagens avaliativas sensíveis às particularidades de cada contexto.