Apresenta-se resultado de um estado do conhecimento oriundo da pesquisa Formação de professores e gestores de escolas do campo em territórios camponeses e quilombola em regiões de Mato Grosso do Sul. Demarca-se o período de 2013 a 2023, elegendo-se as dissertações e as teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação das universidades federais da região Centro-Oeste. Os descritores selecionados foram: educação no/do campo/formação de professores; Escola do/no campo/políticas públicas para a formação de professores; e Escola do/no campo/formação de professores inicial e continuada. A análise tem como aporte teórico a Teoria Histórico-Cultural (THC) que nos possibilita compreender o desenvolvimento do homem, nas perspectivas histórica, social e psicológica fundamentados no materialismo histórico-dialético na perspectiva de analisar o movimento constante da realidade, pois tudo que existe está em movimento e constitui-se a partir de um contexto histórico e material. Conclui-se que as produções revelam os princípios e as concepções que fundamentam a formação de professores, demarcando tempo e espaço com possibilidade de interpretação da Educação do Campo no sentido de afirmar a importância de compreender a formação de professores nesse contexto, pois tal compreensão implica buscar apreender os tensionamentos e as contradições que estão presentes na realidade do campo e, portanto, envolve a escola que está no campo e a atuação dos professores nessas escolas, fato que promove uma consciência de sua ação em sua função, como consciência de sua condição de sujeito político e histórico.