FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIAL E CONTINUADA: DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110681 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2539 "inscrito_id" => 11004 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIAL E CONTINUADA: DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE" "resumo" => "Apresenta-se resultado de um estado do conhecimento oriundo da pesquisa Formação de professores e gestores de escolas do campo em territórios camponeses e quilombola em regiões de Mato Grosso do Sul. Demarca-se o período de 2013 a 2023, elegendo-se as dissertações e as teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação das universidades federais da região Centro-Oeste. Os descritores selecionados foram: educação no/do campo/formação de professores; Escola do/no campo/políticas públicas para a formação de professores; e Escola do/no campo/formação de professores inicial e continuada. A análise tem como aporte teórico a Teoria Histórico-Cultural (THC) que nos possibilita compreender o desenvolvimento do homem, nas perspectivas histórica, social e psicológica fundamentados no materialismo histórico-dialético na perspectiva de analisar o movimento constante da realidade, pois tudo que existe está em movimento e constitui-se a partir de um contexto histórico e material. Conclui-se que as produções revelam os princípios e as concepções que fundamentam a formação de professores, demarcando tempo e espaço com possibilidade de interpretação da Educação do Campo no sentido de afirmar a importância de compreender a formação de professores nesse contexto, pois tal compreensão implica buscar apreender os tensionamentos e as contradições que estão presentes na realidade do campo e, portanto, envolve a escola que está no campo e a atuação dos professores nessas escolas, fato que promove uma consciência de sua ação em sua função, como consciência de sua condição de sujeito político e histórico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11004_TB2539_03102024072447.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSIKA NOGUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JESSIKA" "autor_email" => "jessikamestrado@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110681 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2539 "inscrito_id" => 11004 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES INICIAL E CONTINUADA: DISSERTAÇÕES E TESES PRODUZIDAS EM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA REGIÃO CENTRO-OESTE" "resumo" => "Apresenta-se resultado de um estado do conhecimento oriundo da pesquisa Formação de professores e gestores de escolas do campo em territórios camponeses e quilombola em regiões de Mato Grosso do Sul. Demarca-se o período de 2013 a 2023, elegendo-se as dissertações e as teses produzidas nos Programas de Pós-Graduação das universidades federais da região Centro-Oeste. Os descritores selecionados foram: educação no/do campo/formação de professores; Escola do/no campo/políticas públicas para a formação de professores; e Escola do/no campo/formação de professores inicial e continuada. A análise tem como aporte teórico a Teoria Histórico-Cultural (THC) que nos possibilita compreender o desenvolvimento do homem, nas perspectivas histórica, social e psicológica fundamentados no materialismo histórico-dialético na perspectiva de analisar o movimento constante da realidade, pois tudo que existe está em movimento e constitui-se a partir de um contexto histórico e material. Conclui-se que as produções revelam os princípios e as concepções que fundamentam a formação de professores, demarcando tempo e espaço com possibilidade de interpretação da Educação do Campo no sentido de afirmar a importância de compreender a formação de professores nesse contexto, pois tal compreensão implica buscar apreender os tensionamentos e as contradições que estão presentes na realidade do campo e, portanto, envolve a escola que está no campo e a atuação dos professores nessas escolas, fato que promove uma consciência de sua ação em sua função, como consciência de sua condição de sujeito político e histórico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11004_TB2539_03102024072447.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSIKA NOGUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JESSIKA" "autor_email" => "jessikamestrado@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }