A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UTILIZANDO AS OBRAS LITERÁRIAS INFANTIS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110371 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2136 "inscrito_id" => 8145 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UTILIZANDO AS OBRAS LITERÁRIAS INFANTIS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O presente trabalho faz uma reflexão com crianças dos anos iniciais sobre o tema racismo. Teve como objetivo, compreender como a literatura infantil auxília no trabalho com a educação antirracista. Como recurso metodológico utilizamos a contação de história e um vídeo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública na periferia em Belém-Pa, na turma do 3º ano do ensino fundamental I. Trata-se de uma abordagem qualitativa que ocorreu por meio de observação e coleta de dados. Um estudo de caso com foco na educação antirracista em sala de aula. No processo de coleta de dados, tivemos 21 encontros, incluindo 2 regências que foram desenvolvidas por etapas. Na 1ª regência ocorreu a contação de história, foi utilizado o livro “Menina Bonita do Laço de Fita” traz uma exaltação à beleza da pele negra, além da relação sobre as diferenças, após a contação de história abrimos para a roda de conversa, foram realizadas algumas perguntas para facilitar as mediações sobre questões acerca do tema estudado. Na 2ª regência foi apresentado o vídeo “Qual é a cor do amor? História de Lorenzo e Dandara”, o vídeo explora a cultura e a diferença racial e que é possível ser amigo de povos “diferentes”. Na sequência os alunos produziram desenhos e escritas, criando um mural onde foram socializadas as produções. Utilizamos como referenciais teóricos, Carvalho (2019), Jango (2017) e Teberosky e Colomber (2003). Os alunos foram participativos, demonstrando interesse pelo tema. Entenderam que atitudes racistas podem ser vistas na sociedade de maneira negativa. A pesquisa teve como objetivo discutir uma educação antirracista por meio da literatura infantil, a importância do conhecimento das relações, da identidade, do enfrentamento ao racismo no ambiente escolar e estimulando os alunos a promover o respeito e a diferença com o outro, salientando uma educação sem distinção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8145_TB2136_27102024125208.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIANE OLIVEIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LEIDIANE OLIVEI" "autor_email" => "leidiane06oliveira@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110371 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2136 "inscrito_id" => 8145 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: UTILIZANDO AS OBRAS LITERÁRIAS INFANTIS PARA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA." "resumo" => "O presente trabalho faz uma reflexão com crianças dos anos iniciais sobre o tema racismo. Teve como objetivo, compreender como a literatura infantil auxília no trabalho com a educação antirracista. Como recurso metodológico utilizamos a contação de história e um vídeo. A pesquisa foi realizada em uma escola pública na periferia em Belém-Pa, na turma do 3º ano do ensino fundamental I. Trata-se de uma abordagem qualitativa que ocorreu por meio de observação e coleta de dados. Um estudo de caso com foco na educação antirracista em sala de aula. No processo de coleta de dados, tivemos 21 encontros, incluindo 2 regências que foram desenvolvidas por etapas. Na 1ª regência ocorreu a contação de história, foi utilizado o livro “Menina Bonita do Laço de Fita” traz uma exaltação à beleza da pele negra, além da relação sobre as diferenças, após a contação de história abrimos para a roda de conversa, foram realizadas algumas perguntas para facilitar as mediações sobre questões acerca do tema estudado. Na 2ª regência foi apresentado o vídeo “Qual é a cor do amor? História de Lorenzo e Dandara”, o vídeo explora a cultura e a diferença racial e que é possível ser amigo de povos “diferentes”. Na sequência os alunos produziram desenhos e escritas, criando um mural onde foram socializadas as produções. Utilizamos como referenciais teóricos, Carvalho (2019), Jango (2017) e Teberosky e Colomber (2003). Os alunos foram participativos, demonstrando interesse pelo tema. Entenderam que atitudes racistas podem ser vistas na sociedade de maneira negativa. A pesquisa teve como objetivo discutir uma educação antirracista por meio da literatura infantil, a importância do conhecimento das relações, da identidade, do enfrentamento ao racismo no ambiente escolar e estimulando os alunos a promover o respeito e a diferença com o outro, salientando uma educação sem distinção." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8145_TB2136_27102024125208.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEIDIANE OLIVEIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LEIDIANE OLIVEI" "autor_email" => "leidiane06oliveira@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }