De acordo com a grade curricular do Estado da Paraíba, além das quatro aulas semanais de Ciências no Ensino Fundamental nas turmas de anos finais, é ofertado uma aula de prática Experimental que visa elencar a teoria à prática dos conteúdos trabalhados em Ciências, estimulando os alunos a questionar, elaborar hipóteses, participarem ativamente no processo de ensino aprendizagem. Como uma forma de ajudá-los na compreensão de diversos conteúdos e sabendo das dificuldades apresentadas na leitura e escrita, foi proposta a turma do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Joaquim Nabuco, cidade de Bonito, a confecção de um Diário de Bordo individual. O material é uma ferramenta para ser utilizada nas aulas de Práticas Experimentais. O Diário tem como objetivo principal o relato de diversas atividades realizadas durante o ano, assim como o estímulo a pesquisa, a investigação, a leitura e escrita. De acordo com o conteúdo trabalhado, a prática apresentada, os alunos registram no seu material as etapas, o resultado esperado e os pontos que mais chamam atenção. Além disso, o registro de pesquisas realizadas dentro e fora de sala para sejam socializadas e debatidas com a turma posteriormente. O material além de servir como ferramenta para a argumentação, estimulação do pensamento científico e na escrita, instiga os alunos a criatividade, ao protagonismo e a uma aprendizagem significativa.