Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INICIÊNCIA: UMA INOVAÇÃO NO CURRÍCULO DOS ESTUDANTES DE 8º E 9º ANO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A Iniciência surge como um componente de inovação, integrando novas abordagens, métodos e tecnologias para promover uma aprendizagem eficaz e relevante. Integra a Parte Diversificada do Currículo no Modelo Pedagógico Mais Integral no Estado do Maranhão. Nesse contexto, a presente proposta de pesquisa intentou realizar um estudo bibliográfico do processo de concepção do componente curricular de INICIÊNCIA no âmbito do Modelo Institucional Mais Integral. Tomando-se como pressuposto a abordagem de formação integral em Tempo integral, observou-se que os estudantes são incentivados a abordar problemas reais de suas vivências, imergindo-se em um ambiente propício para a pesquisa e o desenvolvimento de habilidades multidisciplinares. Quanto à organização do componente na matriz curricular, constatou-se que ela possui carga horária de 1h semanal, totalizando 40 horas anuais por turma. O escopo da pesquisa considerou o universo de Unidades Mais Integral atualmente implementadas no estado, totalizando 168 escolas, com 184 professores envolvidos. A análise da matriz curricular identificou que a proposta metodológica estruturada pela Equipe de Implantação Mais Integral SEDUC abrange desde noções básicas de iniciação científica até a compreensão das interconexões entre ciência, tecnologia e sociedade culminando com a escrita científica com uma das ferramentas de avaliação da aprendizagem. Pode-se inferir que a Iniciência não se limita a transmitir conhecimentos; ela estimula a curiosidade, o pensamento crítico e a criatividade, preparando os estudantes para os desafios futuros e para contribuírem com o avanço científico e tecnológico da sociedade. Toda essa proposta materializada na perspectiva da formação interdimensional dos estudantes, potencializada pela educação integral em tempo integral ofertada nas UMI’s. Promovendo assim, uma imersão em um meio diferenciado de pesquisa e desenvolvimento, criando um ambiente propício para o florescimento de habilidades essenciais para o mundo contemporâneo.

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