APLICAÇÃO DA TRIGONOMETRIA NA ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DIGITAL NA SOCIEDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111991 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4441 "inscrito_id" => 14281 "titulo" => "APLICAÇÃO DA TRIGONOMETRIA NA ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DIGITAL NA SOCIEDADE" "resumo" => "O presente trabalho trata de um estudo que se caracteriza como sendo do tipo qualitativo, e tem como foco discorrer acerca da integração entre a matemática e a tecnologia, com ênfase nas questões referentes à inclusão digital na sociedade, destacando a importância da inclusão da tecnologia na educação, especialmente na educação matemática, e a necessidade de preparar os alunos para o mercado de trabalho que, cada vez mais, requer as habilidades relacionadas à aplicação da tecnologia nas mais diversas áreas. A proposta apresentada e discutida propõe a utilização da trigonometria de forma prática na programação de sistemas automatizados (carrinhos ou robôs) para calcular a menor distância entre dois pontos. Nessa perspectiva, é trabalhada a construção de um carrinho controlado programaticamente e a lógica a ser utilizada é que este percorra a distância calculada com as noções referentes ao teorema de Pitágoras. O estudo é fundamentado na concepção da Educação Matemática Crítica e apresenta como possibilidade a integração entre a matemática e a robótica, além disso, propõe discorrer acerca da promoção de uma aprendizagem mais significativa da matemática, bem como o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade, além da preparação dos alunos para lidar com a sociedade da informação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14281_TB4441_17102024152459.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOALISSON SOARES DA SILVA AMORIM" "autor_nome_curto" => "JOALISSON" "autor_email" => "joalisson.amorim@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111991 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4441 "inscrito_id" => 14281 "titulo" => "APLICAÇÃO DA TRIGONOMETRIA NA ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO DIGITAL NA SOCIEDADE" "resumo" => "O presente trabalho trata de um estudo que se caracteriza como sendo do tipo qualitativo, e tem como foco discorrer acerca da integração entre a matemática e a tecnologia, com ênfase nas questões referentes à inclusão digital na sociedade, destacando a importância da inclusão da tecnologia na educação, especialmente na educação matemática, e a necessidade de preparar os alunos para o mercado de trabalho que, cada vez mais, requer as habilidades relacionadas à aplicação da tecnologia nas mais diversas áreas. A proposta apresentada e discutida propõe a utilização da trigonometria de forma prática na programação de sistemas automatizados (carrinhos ou robôs) para calcular a menor distância entre dois pontos. Nessa perspectiva, é trabalhada a construção de um carrinho controlado programaticamente e a lógica a ser utilizada é que este percorra a distância calculada com as noções referentes ao teorema de Pitágoras. O estudo é fundamentado na concepção da Educação Matemática Crítica e apresenta como possibilidade a integração entre a matemática e a robótica, além disso, propõe discorrer acerca da promoção de uma aprendizagem mais significativa da matemática, bem como o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade, além da preparação dos alunos para lidar com a sociedade da informação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14281_TB4441_17102024152459.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOALISSON SOARES DA SILVA AMORIM" "autor_nome_curto" => "JOALISSON" "autor_email" => "joalisson.amorim@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }