O presente trabalho trata de um estudo que se caracteriza como sendo do tipo qualitativo, e tem como foco discorrer acerca da integração entre a matemática e a tecnologia, com ênfase nas questões referentes à inclusão digital na sociedade, destacando a importância da inclusão da tecnologia na educação, especialmente na educação matemática, e a necessidade de preparar os alunos para o mercado de trabalho que, cada vez mais, requer as habilidades relacionadas à aplicação da tecnologia nas mais diversas áreas. A proposta apresentada e discutida propõe a utilização da trigonometria de forma prática na programação de sistemas automatizados (carrinhos ou robôs) para calcular a menor distância entre dois pontos. Nessa perspectiva, é trabalhada a construção de um carrinho controlado programaticamente e a lógica a ser utilizada é que este percorra a distância calculada com as noções referentes ao teorema de Pitágoras. O estudo é fundamentado na concepção da Educação Matemática Crítica e apresenta como possibilidade a integração entre a matemática e a robótica, além disso, propõe discorrer acerca da promoção de uma aprendizagem mais significativa da matemática, bem como o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade, além da preparação dos alunos para lidar com a sociedade da informação.