Esta pesquisa trata-se dá importância da afetividade do professor-aluno no processo de alfabetização na educação infantil. A primeira infância que é caracterizada na educação infantil é uma fase crucial para o desenvolvimento humano, durante essa fase as crianças aprendem a se expressar, a sentir emoções e a interagir com o mundo em sua volta. Visto que, o objetivo principal desta pesquisa é buscar entender essa necessidade dessa afetividade, e o porquê dessa busca extrema das crianças em sala de aula, e os devaneios por parte da família-escola, que se torna frequente e preocupante, e ademais o anseio por respostas de professores e da rede escolar, que no que lhe concerne proporciona inúmeras ações pedagógicas, para saciar essa falta de compreensão nas crianças e na família, visto que a primeira infância é a fase pioneira no desenvolvimento sócio educativo. Essa fase é a responsável por construir sua personalidade, outrossim, é importante ressaltar que a afetividade para criança no processo de ensino e aprendizagem é primordial, pois ela é fruto da vivência com o meio a qual está inserida, a criança necessita de carinho, atenção e afeto, enfim, de sentimentos positivos que proporcionem a sua valorização e uma boa relação social, para assim contribuir com seu desenvolvimento de maneira significativa e responsável