FORMAÇÃO PARA INOVAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÕES CONTINUDAS EM SERVIO, PARA OS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS, EM SANTA LUZIA DO PARÁ-PA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114501 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8031 "inscrito_id" => 7930 "titulo" => "FORMAÇÃO PARA INOVAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÕES CONTINUDAS EM SERVIO, PARA OS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS, EM SANTA LUZIA DO PARÁ-PA" "resumo" => "O presente artigo tem a finalidade de relatar as experiências de formações continuadas em serviço, para docentes dos anos finais, em santa luzia do Pará, relacionada a temática metodologias ativas. O trabalho busca relatar as experiências formativas e construção de um itinerário formativo, no município para o fomento de boas práticas e inovação nas metodologias utilizadas pelos professores, com foco na aprendizagem ativa e aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho tem uma abordagem qualitativa, do tipo participante, apoiando-se nos estudos de Severino (2017), e com aporte teórico levando em consideração as afirmativas de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Moran (2018), bem como Jonathan Bergmann (2018), Leia Adriana, Iraci Silva, Marcos Antonio, Paulo Alberto(2021). O estudo ganha destaque, pois permite repensar o “fazer” docente, mediante desafios em sala de aula, bem como as possibilidades de inovação e tecnologia, iniciada em pequena escala. Ainda nesse contexto, o trabalho também favorece uma análise de como as formações continuadas em serviço são essenciais para o desenvolvimento e diversificação de metodologia, para uma aprendizagem ativa dos alunos. Os resultados indicam que as formações contribuíram significativamente para o repensar e fazer docente, dessa forma contribuindo para a diversidade de práticas, em sala de aula. O trabalho também nos mostra os desafios dos docentes em mediar o ensino por meio de metodologias ativas, uma emergência atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7930_TB8031_05082024161227.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO TARCISIO MOURA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Paulo Gregório" "autor_email" => "paulotarcisio19@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114501 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8031 "inscrito_id" => 7930 "titulo" => "FORMAÇÃO PARA INOVAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÕES CONTINUDAS EM SERVIO, PARA OS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS, EM SANTA LUZIA DO PARÁ-PA" "resumo" => "O presente artigo tem a finalidade de relatar as experiências de formações continuadas em serviço, para docentes dos anos finais, em santa luzia do Pará, relacionada a temática metodologias ativas. O trabalho busca relatar as experiências formativas e construção de um itinerário formativo, no município para o fomento de boas práticas e inovação nas metodologias utilizadas pelos professores, com foco na aprendizagem ativa e aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho tem uma abordagem qualitativa, do tipo participante, apoiando-se nos estudos de Severino (2017), e com aporte teórico levando em consideração as afirmativas de Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015), Moran (2018), bem como Jonathan Bergmann (2018), Leia Adriana, Iraci Silva, Marcos Antonio, Paulo Alberto(2021). O estudo ganha destaque, pois permite repensar o “fazer” docente, mediante desafios em sala de aula, bem como as possibilidades de inovação e tecnologia, iniciada em pequena escala. Ainda nesse contexto, o trabalho também favorece uma análise de como as formações continuadas em serviço são essenciais para o desenvolvimento e diversificação de metodologia, para uma aprendizagem ativa dos alunos. Os resultados indicam que as formações contribuíram significativamente para o repensar e fazer docente, dessa forma contribuindo para a diversidade de práticas, em sala de aula. O trabalho também nos mostra os desafios dos docentes em mediar o ensino por meio de metodologias ativas, uma emergência atual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID7930_TB8031_05082024161227.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO TARCISIO MOURA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "Paulo Gregório" "autor_email" => "paulotarcisio19@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }