O presente trabalho apresenta as concepções de dois estudantes com relação a literatura e o contexto escolar, a partir de uma análise do poema de Manuel Bandeira, trazendo uma Revisão Bibliográfica. Esse trabalho foi, inicialmente, concebido à luz de uma das atividades avaliativas da disciplina de Teoria da Literatura I, do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba/campus IV. O trabalho foi realizado como um artigo, o qual se inicia apresentando o intuito principal de fazer um estudo sobre a análise, do poema “Momento num café”, que tem como autor o escritor e poeta Manuel Bandeira, como também, demonstra a importância e os desafios da literatura na contextualização escolar. Em seguida, o artigo apresenta a análise do poema “Momento num café”, possibilitando uma compreensão da linguagem literária, para assim, serem utilizadas na vida profissional. Esse trabalho apresenta também a literatura no contexto escolar, e constata que, na educação básica, a literatura sempre está em evidência no componente curricular para as escolas, mas ainda há problemas em contextos escolares que negligenciam essa área tão importante para a educação. Ao final da revisão bibliográfica contida nesse artigo, foi possível observar que, a partir da análise do poema “Momento num café” e a problematização da literatura no contexto escolar, a literatura ainda vive nas escolas com um ensino tradicional, sem possibilitar ao educando momentos de reflexão e construções de hipóteses, leitura e escrita. É possível observar que, como futuros profissionais da educação nessa área, há vertentes que necessitam do papel do professor mediador de ações, para fortalecer o ensino literário nas escolas e assim contribuir na formação de educandos que possam pensar analiticamente e valorizar a tão rica e construtiva literatura das escolas brasileiras.