EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E APRENDIZAGENS NO ENSINO FUNDAMENTAL I EM UMA ESCOLA DE REDENÇÃO (CE)
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Esta pesquisa de trabalho de conclusão de curso do Bacharelado em Humanidades (UNILAB) foi realizada na Escola Dr. Edmilson Barros de Oliveira, fundamental I do ensino regular, no município de Redenção-CE. ( 2023). O referencial teórico baseou-se nos estudos de Mantoan (2006), Paulo Freire (2002),(2009),Vygotsky(2011), Declaração de Salamanca, Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional da Educação Básica, A convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência, Lei Nº 13.146, de 6 de Julho de 2015.A metodologia utilizada teve como base a pesquisa qualitativa, a partir de observações em sala de aula, aplicação de questionários composto de perguntas abertas junto a sete professores/as e um gestora escolar. O instrumento teve como ponto de partida as vivências cotidianas de professores/as que atuam com alunos com deficiências/transtornos. 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