A leitura é um processo complexo que envolve fatores linguísticos, psicológicos e sociais, o que destaca a necessidade da motivação educacional para a inclusão escolar. Todavia, ela não pode ser vista apenas como uma decodificação de signos, mas sim como uma atividade essencial para o convívio humano em sociedade. Por isso, é importante que o leitor analise as ideias apresentadas, buscando compreender os efeitos de sentido do que está sendo lido. Assim, o presente estudo objetivou analisar a importância da leitura como motivação educacional para a inclusão escolar, com foco centrado no estudante. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico com base em artigos disponíveis no Portal Periódicos Capes e Google Acadêmico, ponderando os últimos 10 anos de publicações. Após a análise, os principais resultados alcançados apontaram que a leitura exerce uma função indispensável como motivação educacional para promover a inclusão escolar, especialmente quando se concentra na pessoa. Observou-se, também, que compreender a leitura além da simples decodificação de palavras, os educadores podem criar ambientes de aprendizagem que valorizam as diversas experiências e habilidades dos alunos. Assim, vê-se a importância de investir em estratégias que promovam a leitura como uma atividade prazerosa e significativa, capaz de motivar os discentes a se tornarem aprendizes autônomos, como também reconhecer e valorizar o seu potencial transformador para criar escolas mais inclusivas e prepará-los para enfrentar os desafios com confiança e resiliência. Portanto, torna-se crucial realizar pesquisas e implementar abordagens que levem em consideração as necessidades e experiências individuais.