Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA COMO MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO CENTRADO NO ESTUDANTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação emocional
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111699
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4015
    "inscrito_id" => 1536
    "titulo" => "A LEITURA COMO MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO CENTRADO NO ESTUDANTE"
    "resumo" => "A leitura é um processo complexo que envolve fatores linguísticos, psicológicos e sociais, o que destaca a necessidade da motivação educacional para a inclusão escolar. Todavia, ela não pode ser vista apenas como uma decodificação de signos, mas sim como uma atividade essencial para o convívio humano em sociedade. Por isso, é importante que o leitor analise as ideias apresentadas, buscando compreender os efeitos de sentido do que está sendo lido. Assim, o presente estudo objetivou analisar a importância da leitura como motivação educacional para a inclusão escolar, com foco centrado no estudante. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico com base em artigos disponíveis no Portal Periódicos Capes e Google Acadêmico, ponderando os últimos 10 anos de publicações. Após a análise, os principais resultados alcançados apontaram que a leitura exerce uma função indispensável como motivação educacional para promover a inclusão escolar, especialmente quando se concentra na pessoa. Observou-se, também, que compreender a leitura além da simples decodificação de palavras, os educadores podem criar ambientes de aprendizagem que valorizam as diversas experiências e habilidades dos alunos. Assim, vê-se a importância de investir em estratégias que promovam a leitura como uma atividade prazerosa e significativa, capaz de motivar os discentes a se tornarem aprendizes autônomos, como também reconhecer e valorizar o seu potencial transformador para criar escolas mais inclusivas e prepará-los para enfrentar os desafios com confiança e resiliência. Portanto, torna-se crucial realizar pesquisas e implementar abordagens que levem em consideração as necessidades e experiências individuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6732158fe761c_11112024113247.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => "2024-11-11 11:32:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALD WILLIAM VIDAL ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAM ARAÚJO"
    "autor_email" => "williammoraes08@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111699
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4015
    "inscrito_id" => 1536
    "titulo" => "A LEITURA COMO MOTIVAÇÃO EDUCACIONAL PARA A INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO CENTRADO NO ESTUDANTE"
    "resumo" => "A leitura é um processo complexo que envolve fatores linguísticos, psicológicos e sociais, o que destaca a necessidade da motivação educacional para a inclusão escolar. Todavia, ela não pode ser vista apenas como uma decodificação de signos, mas sim como uma atividade essencial para o convívio humano em sociedade. Por isso, é importante que o leitor analise as ideias apresentadas, buscando compreender os efeitos de sentido do que está sendo lido. Assim, o presente estudo objetivou analisar a importância da leitura como motivação educacional para a inclusão escolar, com foco centrado no estudante. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico com base em artigos disponíveis no Portal Periódicos Capes e Google Acadêmico, ponderando os últimos 10 anos de publicações. Após a análise, os principais resultados alcançados apontaram que a leitura exerce uma função indispensável como motivação educacional para promover a inclusão escolar, especialmente quando se concentra na pessoa. Observou-se, também, que compreender a leitura além da simples decodificação de palavras, os educadores podem criar ambientes de aprendizagem que valorizam as diversas experiências e habilidades dos alunos. Assim, vê-se a importância de investir em estratégias que promovam a leitura como uma atividade prazerosa e significativa, capaz de motivar os discentes a se tornarem aprendizes autônomos, como também reconhecer e valorizar o seu potencial transformador para criar escolas mais inclusivas e prepará-los para enfrentar os desafios com confiança e resiliência. Portanto, torna-se crucial realizar pesquisas e implementar abordagens que levem em consideração as necessidades e experiências individuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6732158fe761c_11112024113247.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => "2024-11-11 11:32:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONALD WILLIAM VIDAL ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "WILLIAM ARAÚJO"
    "autor_email" => "williammoraes08@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A leitura é um processo complexo que envolve fatores linguísticos, psicológicos e sociais, o que destaca a necessidade da motivação educacional para a inclusão escolar. Todavia, ela não pode ser vista apenas como uma decodificação de signos, mas sim como uma atividade essencial para o convívio humano em sociedade. Por isso, é importante que o leitor analise as ideias apresentadas, buscando compreender os efeitos de sentido do que está sendo lido. Assim, o presente estudo objetivou analisar a importância da leitura como motivação educacional para a inclusão escolar, com foco centrado no estudante. Dessa forma, foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico com base em artigos disponíveis no Portal Periódicos Capes e Google Acadêmico, ponderando os últimos 10 anos de publicações. Após a análise, os principais resultados alcançados apontaram que a leitura exerce uma função indispensável como motivação educacional para promover a inclusão escolar, especialmente quando se concentra na pessoa. Observou-se, também, que compreender a leitura além da simples decodificação de palavras, os educadores podem criar ambientes de aprendizagem que valorizam as diversas experiências e habilidades dos alunos. Assim, vê-se a importância de investir em estratégias que promovam a leitura como uma atividade prazerosa e significativa, capaz de motivar os discentes a se tornarem aprendizes autônomos, como também reconhecer e valorizar o seu potencial transformador para criar escolas mais inclusivas e prepará-los para enfrentar os desafios com confiança e resiliência. Portanto, torna-se crucial realizar pesquisas e implementar abordagens que levem em consideração as necessidades e experiências individuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.