Este artigo explora o uso de atividades lúdicas, nas aulas práticas, especificamente a construção da estrutura celular bacteriana com massa de modelar, como uma estratégia para melhor aprendizagem e engajamento dos alunos, tornando-os agentes ativos nas aulas de ciências. A atividade foi realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Universidade Federal do Pará, Campus Cametá, Subprojeto Ciências. A atividade foi desenvolvida com uma turma do 7º ano da EMEIF Profa. Noêmia da Silva Martins, localizada no município de Cametá, PA. Inicialmente foi ministrada uma aula teórica/expositiva tendo como objetivo contribuir para a aprendizagem do conteúdo sobre bactérias, incluindo suas características e a reprodução. Para um segundo momento, foi empregada uma aula prática com os alunos divididos em grupos de quatro e instruídos a construir a estrutura celular bacteriana com massa de modelar, papel A4 e canetas para desenho. Através de uma análise detalhada dessa atividade, discute-se os benefícios e desafios da implementação de práticas lúdicas no ensino de ciências. Os resultados indicam que o uso do lúdico aumentou significativamente a motivação dos alunos e facilitou a compreensão de conceitos biológicos complexos. Observações diretas mostraram alto engajamento dos alunos durante a atividade, revelando uma melhoria significativa na compreensão dos conceitos ensinados em comparação com métodos tradicionais. As discussões feitas com os alunos ao final, destacaram a diversão e melhor absorção do conteúdo, proporcionadas pela atividade, reforçando que atividades lúdicas são ferramentas eficazes para o ensino de ciências nas escolas.