O ambiente educacional é o primeiro meio social que insere a criança no mundo. A importância da escola é socializar a criança na educação infantil, tendo como ferramentas o brinquedo e a brincadeira como alicerces fundamentais para o processo de interação e aprendizagem. Esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância do brincar na educação infantil: na creche e pré-escola e conhecer o significado de brincar. Principalmente, identificar a relação do brincar com a aprendizagem do aluno na educação infantil. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica. Para fundamentar foi utilizado o aporte teórico de Seber (1999), Velasco (1996), Vygostsk (1989), entre outros. Pode-se observar com a pesquisa bibliográfica que o brincar é de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, psicológico da criança e que a brincadeira é essencial para sua interação com o meio em que vive e o professor tem que facilitar esse processo que é relevante para aprendizagem da criança. Constatando que o brincar é o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança e o professor como mediador do processo da construção do conhecimento e a criança como protagonista. A criança se desenvolve integralmente com o brincar, passa a entender o mundo no qual está inserido. Portanto, o brincar não é só diversão, e sim uma forma de educar, socializar e construir seu conhecimento