EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UM TRABALHO COLABORATIVO NA ESCOLA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112162 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4679 "inscrito_id" => 7397 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UM TRABALHO COLABORATIVO NA ESCOLA" "resumo" => "A Educação Física, no âmbito escolar brasileiro, assumiu variadas configurações desde sua inserção neste espaço a depender, dentre outros aspectos, das demandas sociais, da produção do conhecimento neste campo de estudos e das legislações que incidiram ou ainda incidem sobre sua presença e configuração. Este escrito versa sobre o relato de uma experiência de trabalho pedagógico realizado no ano de 2023 a partir do componente curricular Educação Física no contexto da Educação Infantil, na etapa de ensino da Pré-escola. O cenário em que ocorreu esta experiência foi uma escola pública do município de Fortaleza-CE e se consolidou na intervenção pedagógica realizada em uma turma do Infantil V. A organização do trabalho ocorreu com base no entendimento de que os elementos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil (em especial os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os eixos estruturantes, os campos de experiências e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento), bem como os elementos culturais que caracterizam a Educação Física (brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, lutas, danças e práticas corporais de aventura) deveriam dialogar colaborativamente. Deste modo, chegou-se ao entendimento de que a realização de intervenções pedagógicas por professores de Educação Física com formação específica agrega na garantia dos direitos preconizados pelo atual documento curricular nacional (a BNCC) para a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças atendidas nesta etapa de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7397_TB4679_26102024084837.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSIANE FERNANDES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "KESSIANE" "autor_email" => "kessianefn@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112162 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4679 "inscrito_id" => 7397 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE UM TRABALHO COLABORATIVO NA ESCOLA" "resumo" => "A Educação Física, no âmbito escolar brasileiro, assumiu variadas configurações desde sua inserção neste espaço a depender, dentre outros aspectos, das demandas sociais, da produção do conhecimento neste campo de estudos e das legislações que incidiram ou ainda incidem sobre sua presença e configuração. Este escrito versa sobre o relato de uma experiência de trabalho pedagógico realizado no ano de 2023 a partir do componente curricular Educação Física no contexto da Educação Infantil, na etapa de ensino da Pré-escola. O cenário em que ocorreu esta experiência foi uma escola pública do município de Fortaleza-CE e se consolidou na intervenção pedagógica realizada em uma turma do Infantil V. A organização do trabalho ocorreu com base no entendimento de que os elementos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil (em especial os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os eixos estruturantes, os campos de experiências e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento), bem como os elementos culturais que caracterizam a Educação Física (brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, lutas, danças e práticas corporais de aventura) deveriam dialogar colaborativamente. Deste modo, chegou-se ao entendimento de que a realização de intervenções pedagógicas por professores de Educação Física com formação específica agrega na garantia dos direitos preconizados pelo atual documento curricular nacional (a BNCC) para a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças atendidas nesta etapa de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID7397_TB4679_26102024084837.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KESSIANE FERNANDES NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "KESSIANE" "autor_email" => "kessianefn@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }