A Educação Física, no âmbito escolar brasileiro, assumiu variadas configurações desde sua inserção neste espaço a depender, dentre outros aspectos, das demandas sociais, da produção do conhecimento neste campo de estudos e das legislações que incidiram ou ainda incidem sobre sua presença e configuração. Este escrito versa sobre o relato de uma experiência de trabalho pedagógico realizado no ano de 2023 a partir do componente curricular Educação Física no contexto da Educação Infantil, na etapa de ensino da Pré-escola. O cenário em que ocorreu esta experiência foi uma escola pública do município de Fortaleza-CE e se consolidou na intervenção pedagógica realizada em uma turma do Infantil V. A organização do trabalho ocorreu com base no entendimento de que os elementos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil (em especial os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os eixos estruturantes, os campos de experiências e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento), bem como os elementos culturais que caracterizam a Educação Física (brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, lutas, danças e práticas corporais de aventura) deveriam dialogar colaborativamente. Deste modo, chegou-se ao entendimento de que a realização de intervenções pedagógicas por professores de Educação Física com formação específica agrega na garantia dos direitos preconizados pelo atual documento curricular nacional (a BNCC) para a aprendizagem e o desenvolvimento de crianças atendidas nesta etapa de ensino.