INCLUSÃO E AUTISMO: DIÁLOGOS DE PROFESSORES EM SEU FAZER PEDAGÓGICO DIÁRIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114383 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7857 "inscrito_id" => 12427 "titulo" => "INCLUSÃO E AUTISMO: DIÁLOGOS DE PROFESSORES EM SEU FAZER PEDAGÓGICO DIÁRIO" "resumo" => "A inclusão é um termo que destaca em seu significado a premissa de integrar plenamente cada indivíduo e a escola desempenha um papel crucial ao promover a interação entre pessoas com diferentes crenças, valores e culturas. Isso enriquece a aprendizagem e promove a conduta cidadã. O artigo aborda a inclusão de crianças autistas na Educação Básica e como os professores abordam o tema na prática pedagógica diária. A Metodologia utilizada inclui pesquisa de campo em uma escola da Educação Básica e uma revisão bibliográfica que fundamenta a atuação do professor numa perspectiva inclusiva. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas para estimular a reflexão dos professores sobre inclusão e, especificamente sobre o Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa adotou uma abordagem interpretativa conforme os teóricos estudados. Os resultados revelam que os professores compreendem a inclusão escolar, mas apontam a necessidade de mais tempo de estudo para se aprofundar no tema, devido a carga horária de trabalho. Eles ressaltam a importância de um ensino que considere as habilidades individuais de cada estudante e uso adequado dos recursos disponíveis. Certamente, a busca pelo conhecimento e formas alternativas de aprendizagem são avanços para que a inclusão aconteça de maneira prática, pois a escola é um espaço que é meu, é seu e é nosso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12427_TB7857_30092024094237.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON RICARDO BALBINO DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefferson.ricardo.balbino@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114383 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7857 "inscrito_id" => 12427 "titulo" => "INCLUSÃO E AUTISMO: DIÁLOGOS DE PROFESSORES EM SEU FAZER PEDAGÓGICO DIÁRIO" "resumo" => "A inclusão é um termo que destaca em seu significado a premissa de integrar plenamente cada indivíduo e a escola desempenha um papel crucial ao promover a interação entre pessoas com diferentes crenças, valores e culturas. Isso enriquece a aprendizagem e promove a conduta cidadã. O artigo aborda a inclusão de crianças autistas na Educação Básica e como os professores abordam o tema na prática pedagógica diária. A Metodologia utilizada inclui pesquisa de campo em uma escola da Educação Básica e uma revisão bibliográfica que fundamenta a atuação do professor numa perspectiva inclusiva. Por meio de uma abordagem qualitativa, foram aplicados questionários com perguntas abertas e fechadas para estimular a reflexão dos professores sobre inclusão e, especificamente sobre o Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa adotou uma abordagem interpretativa conforme os teóricos estudados. Os resultados revelam que os professores compreendem a inclusão escolar, mas apontam a necessidade de mais tempo de estudo para se aprofundar no tema, devido a carga horária de trabalho. Eles ressaltam a importância de um ensino que considere as habilidades individuais de cada estudante e uso adequado dos recursos disponíveis. Certamente, a busca pelo conhecimento e formas alternativas de aprendizagem são avanços para que a inclusão aconteça de maneira prática, pois a escola é um espaço que é meu, é seu e é nosso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12427_TB7857_30092024094237.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFFERSON RICARDO BALBINO DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "JEFFERSON" "autor_email" => "jefferson.ricardo.balbino@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }