CONEXÕES ENTRE O JOGO ELETRÔNICO E A DANÇA: O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA PARA SENTIR O CORPO E O OUTRO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111258 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3355 "inscrito_id" => 4454 "titulo" => "CONEXÕES ENTRE O JOGO ELETRÔNICO E A DANÇA: O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA PARA SENTIR O CORPO E O OUTRO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A contemporaneidade apresenta à escola um cenário de desafios e oportunidades, especialmente com prevalência da tecnologia. Enquanto interações entre indivíduos e com o mundo tornam-se rápidas e complexas, outras formas de interações se estabelecem por meio das telas de computadores e/ou aparelhos celulares, consequentemente os corpos distanciam-se do toque, do abraço, do jogar e dançar com outros. Nesse contexto, a abordagem educacional centrada na formação integral do ser humano requer atenção especial à corporeidade. O distanciamento interpessoal entre jovens em idade escolar, resultante das interações reduzidas pela tecnologia, possibilita a falta de habilidade na construção e experimentação do co-existir com o outro e o mundo. O trabalho ora apresentado tem como objetivo central apresentar o trato pedagógico de práticas corporais nas aulas de Educação Física (jogo eletrônico e elementos da dança – espaço, ritmo e música) em turmas do 3° ano do ensino médio, a partir da gamificação, como técnica de ensino. Trata-se de um relato de experiência, em andamento, realizado numa escola estadual, na cidade de Passira, Pernambuco, envolvendo 03 turmas do 3° ano do ensino médio. A relevância do estudo destaca-se pela aproximação da metodologia e os jovens escolares, possibilitando oportunidades de aprendizado através de elementos que fazem parte do cotidiano dos mesmos. Acredita-se que a gamificação possa despertar e aproximar os estudantes de sua corporeidade, simultaneamente, permitir que suas interações com a tecnologia sejam ressignificadas. Espera-se que a conexão entre o jogo eletrônico e a dança provoquem reflexões sobre os saberes do corpo, expressões de linguagens, movimento, ritmo, espaço e tempo, interações sociais, contribuindo para o desenvolvimento de valores e respeito à diversidade. O estudo compreende que escola e o universo dos jovens precisam aproximar-se, no sentido de promover interações que proporcionem o desenvolvimento humano ressignificando o uso da tecnologia e o existir com o outro em sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4454_TB3355_27102024191450.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WHOSHINGTON DE LIMA DOMINGOS" "autor_nome_curto" => "Whoshington de" "autor_email" => "whoshingtonlima@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111258 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3355 "inscrito_id" => 4454 "titulo" => "CONEXÕES ENTRE O JOGO ELETRÔNICO E A DANÇA: O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA PARA SENTIR O CORPO E O OUTRO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "A contemporaneidade apresenta à escola um cenário de desafios e oportunidades, especialmente com prevalência da tecnologia. Enquanto interações entre indivíduos e com o mundo tornam-se rápidas e complexas, outras formas de interações se estabelecem por meio das telas de computadores e/ou aparelhos celulares, consequentemente os corpos distanciam-se do toque, do abraço, do jogar e dançar com outros. Nesse contexto, a abordagem educacional centrada na formação integral do ser humano requer atenção especial à corporeidade. O distanciamento interpessoal entre jovens em idade escolar, resultante das interações reduzidas pela tecnologia, possibilita a falta de habilidade na construção e experimentação do co-existir com o outro e o mundo. O trabalho ora apresentado tem como objetivo central apresentar o trato pedagógico de práticas corporais nas aulas de Educação Física (jogo eletrônico e elementos da dança – espaço, ritmo e música) em turmas do 3° ano do ensino médio, a partir da gamificação, como técnica de ensino. Trata-se de um relato de experiência, em andamento, realizado numa escola estadual, na cidade de Passira, Pernambuco, envolvendo 03 turmas do 3° ano do ensino médio. A relevância do estudo destaca-se pela aproximação da metodologia e os jovens escolares, possibilitando oportunidades de aprendizado através de elementos que fazem parte do cotidiano dos mesmos. Acredita-se que a gamificação possa despertar e aproximar os estudantes de sua corporeidade, simultaneamente, permitir que suas interações com a tecnologia sejam ressignificadas. Espera-se que a conexão entre o jogo eletrônico e a dança provoquem reflexões sobre os saberes do corpo, expressões de linguagens, movimento, ritmo, espaço e tempo, interações sociais, contribuindo para o desenvolvimento de valores e respeito à diversidade. O estudo compreende que escola e o universo dos jovens precisam aproximar-se, no sentido de promover interações que proporcionem o desenvolvimento humano ressignificando o uso da tecnologia e o existir com o outro em sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4454_TB3355_27102024191450.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WHOSHINGTON DE LIMA DOMINGOS" "autor_nome_curto" => "Whoshington de" "autor_email" => "whoshingtonlima@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }