Esta pesquisa, em desenvolvimento, investiga o processo histórico de certificação das Comunidades Quilombolas do Alto Alegre e Pau da Letra, no município de Presidente Tancredo Neves-BA, através do programa de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para tanto, procura identificar os elementos históricos, econômicos, sociais e culturais presentes na organização destas comunidades. A proposta para o trabalho final é a elaboração uma Cartilha voltada para a formação de professores, destacando as trajetórias de luta que dão visibilidade aos sujeitos de cada uma das comunidades. Quanto ao referencial teórico, as reflexões contemplam estudos de algumas legislações, a saber, as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, o Decreto Nº 4.887/2003, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, entre outras, estudos sobre a população quilombola, a formação de professores, sobre a superação do racismo e as relações étnico-raciais, pois “[...] Uma súmula da história do negro no Brasil (ou do negro brasileiro, ou ainda, do brasileiro negro) deve começar assim, pela atualidade, desvelando as condições e maneiras pelas quais o negro percebe a sua história” (SANTOS, 2015, p. 16). É preciso considerar o que as comunidades têm a nos dizer, referente às suas histórias e lutas diárias. Nesse sentido, a perspectiva histórica destacará as vozes de diferentes atores que protagonizam a relevância social e política das referidas comunidades. A abordagem da pesquisa será qualitativa, pois favorece uma análise minuciosa sobre os fatos. Quanto à metodologia, a coleta de dados dar-se-á por meio de visitações, para estabelecer diálogos e conhecer as narrativas orais das comunidades, assim como participação em reuniões e Assembleias das Associações, além da aplicação de questionários, pois, com o questionário temos "[...] a finalidade de aprofundar as questões e esclarecer os problemas observados [...]" (ANDRÉ, GATTI, BARRETO, 1995 p. 28).