O PROCESSO HISTÓRICO DA CERTIFICAÇÃO DE DUAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS COMO ELEMENTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES-BA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109266 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 569 "inscrito_id" => 4528 "titulo" => "O PROCESSO HISTÓRICO DA CERTIFICAÇÃO DE DUAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS COMO ELEMENTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES-BA" "resumo" => "Esta pesquisa, em desenvolvimento, investiga o processo histórico de certificação das Comunidades Quilombolas do Alto Alegre e Pau da Letra, no município de Presidente Tancredo Neves-BA, através do programa de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para tanto, procura identificar os elementos históricos, econômicos, sociais e culturais presentes na organização destas comunidades. A proposta para o trabalho final é a elaboração uma Cartilha voltada para a formação de professores, destacando as trajetórias de luta que dão visibilidade aos sujeitos de cada uma das comunidades. Quanto ao referencial teórico, as reflexões contemplam estudos de algumas legislações, a saber, as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, o Decreto Nº 4.887/2003, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, entre outras, estudos sobre a população quilombola, a formação de professores, sobre a superação do racismo e as relações étnico-raciais, pois “[...] Uma súmula da história do negro no Brasil (ou do negro brasileiro, ou ainda, do brasileiro negro) deve começar assim, pela atualidade, desvelando as condições e maneiras pelas quais o negro percebe a sua história” (SANTOS, 2015, p. 16). É preciso considerar o que as comunidades têm a nos dizer, referente às suas histórias e lutas diárias. Nesse sentido, a perspectiva histórica destacará as vozes de diferentes atores que protagonizam a relevância social e política das referidas comunidades. A abordagem da pesquisa será qualitativa, pois favorece uma análise minuciosa sobre os fatos. Quanto à metodologia, a coleta de dados dar-se-á por meio de visitações, para estabelecer diálogos e conhecer as narrativas orais das comunidades, assim como participação em reuniões e Assembleias das Associações, além da aplicação de questionários, pois, com o questionário temos "[...] a finalidade de aprofundar as questões e esclarecer os problemas observados [...]" (ANDRÉ, GATTI, BARRETO, 1995 p. 28)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4528_TB569_30092024140857.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIZETE SAMPAIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIZETE" "autor_email" => "sampaiomarizete3@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109266 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 569 "inscrito_id" => 4528 "titulo" => "O PROCESSO HISTÓRICO DA CERTIFICAÇÃO DE DUAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS COMO ELEMENTO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE TANCREDO NEVES-BA" "resumo" => "Esta pesquisa, em desenvolvimento, investiga o processo histórico de certificação das Comunidades Quilombolas do Alto Alegre e Pau da Letra, no município de Presidente Tancredo Neves-BA, através do programa de Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Para tanto, procura identificar os elementos históricos, econômicos, sociais e culturais presentes na organização destas comunidades. A proposta para o trabalho final é a elaboração uma Cartilha voltada para a formação de professores, destacando as trajetórias de luta que dão visibilidade aos sujeitos de cada uma das comunidades. Quanto ao referencial teórico, as reflexões contemplam estudos de algumas legislações, a saber, as Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, o Decreto Nº 4.887/2003, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, entre outras, estudos sobre a população quilombola, a formação de professores, sobre a superação do racismo e as relações étnico-raciais, pois “[...] Uma súmula da história do negro no Brasil (ou do negro brasileiro, ou ainda, do brasileiro negro) deve começar assim, pela atualidade, desvelando as condições e maneiras pelas quais o negro percebe a sua história” (SANTOS, 2015, p. 16). É preciso considerar o que as comunidades têm a nos dizer, referente às suas histórias e lutas diárias. Nesse sentido, a perspectiva histórica destacará as vozes de diferentes atores que protagonizam a relevância social e política das referidas comunidades. A abordagem da pesquisa será qualitativa, pois favorece uma análise minuciosa sobre os fatos. Quanto à metodologia, a coleta de dados dar-se-á por meio de visitações, para estabelecer diálogos e conhecer as narrativas orais das comunidades, assim como participação em reuniões e Assembleias das Associações, além da aplicação de questionários, pois, com o questionário temos "[...] a finalidade de aprofundar as questões e esclarecer os problemas observados [...]" (ANDRÉ, GATTI, BARRETO, 1995 p. 28)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4528_TB569_30092024140857.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIZETE SAMPAIO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MARIZETE" "autor_email" => "sampaiomarizete3@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }