Este artigo apresenta o resultado parcial das atividades realizadas no desenvolvimento do Projeto de Iniciação Científica, cujo objeto é a produção realizada no período de 1999 a 2022 por acadêmicos do Curso de Matemática Licenciatura do Campus Balsas/UEMA. Assim, o presente estudo tem por objetivo geral catalogar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) contribuindo para divulgação e visibilidade das pesquisas aqui desenvolvidas. Utilizando a pesquisa bibliográfica e leituras minuciosas várias das metas propostas já foram atingidas. Reuniu-se um total de 117 trabalhos que foram separados inicialmente por ano de defesa e distribuídos em dois eixos – Educação e Aplicações Matemáticas. O texto apresenta e analisa essas produções buscando reagrupa-las em vários subeixos. Este estudo investiga o eixo Educação, no qual estão agrupados os trabalhos que apresentam temas voltados para a parte pedagógica do ensino da matemática, e nele se encontram um total de 86 trabalhos. Após a leitura dos resumos, palavras-chave e introdução foi possível alocá-los em 9 subeixos - Propostas pedagógicas, Dificuldades e reprovações, Geometria e desenho geométrico, Jogos e lúdico, Metodologias de ensino, Transtornos de aprendizagens, Matemática financeira, Formação pessoal e profissional e, por último, Temas diversos devido não se encaixarem em nenhuma das outras subdivisões. Tais trabalhos apontam que é perceptível notar que muitos deles podem ser de grande importância como material de pesquisa para futuros acadêmicos, porém não são devidamente usados e acabam por serem esquecidos na biblioteca do Campus. Conclui-se que, existe uma preocupação por parte dos acadêmicos em pesquisar sobre os aspectos pedagógicos do ensino da matemática, o que por sua vez aponta uma mudança paradigmática de concepções e métodos associados a essa temática aumentando significativamente os trabalhos voltados para essa área.