Compreendendo a avaliação da aprendizagem do estudante com deficiência como um instrumento no processo de escolarização, que permite reformular objetivos, estratégias e conteúdos, com ênfase na aprendizagem, na premissa de conduzir uma prática de ensino inclusiva que atenda todos os estudantes, independentemente de suas especificidades. Deste modo, é importante considerar as ações definidas no Projeto Político Pedagógico-PPP, visto que é um documento identitário legal, que conduz as práticas da escola para melhoria da qualidade do ensino. Assim sendo, o caminho pelo estudo teve como objetivo geral: Analisar como a avaliação da aprendizagem dos estudantes com deficiência se apresenta nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas de uma rede pública municipal de ensino e como objetivos específicos: Identificar como se apresenta a avaliação da aprendizagem nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas; Descrever como se dá avaliação da aprendizagem do estudante com deficiência e Relatar as principais temáticas existentes nos Projetos Políticos Pedagógicos das escolas. O estudo está fundamentado numa abordagem qualitativa e a técnica utilizada na metodologia, foi análise documental, a qual foi apresentada de forma descritiva. O estudo foi realizado em escolas de uma rede pública municipal de ensino da região metropolitana do Recife. Os resultados apontaram, entre outros, que a maioria dos PPPs abordam a avaliação dentro de um plano integrado de desenvolvimento escolar, o qual faz parte do PPP, com a dimensão denominada no documento como prática pedagógica e avaliação, mas não se refere especificamente a avaliação da aprendizagem do estudante com deficiência.