CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111562 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3798 "inscrito_id" => 12304 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho surgiu através dos encontros reflexivos do grupo de pesquisa FORMAÇÃO – Formação Continuada em Colaboração da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, no município de Caraúbas-RN. O objetivo geral é apresentar relatos de experiências colaborativas desenvolvidas na formação inicial e continuada de professores. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e de cunho colaborativo, evidenciando vivências das participantes do grupo através de ciclos reflexivos a partir da observação das aulas das colaboradoras docentes, tanto do ensino superior como da educação básica. No que se refere às ações reflexivas utilizadas na pesquisa colaborativa, estas visam promover o desenvolvimento da reflexão crítica e por isso necessitam de alguns dispositivos mediadores que sejam capazes de tornar observável e verbalizável a prática pedagógica de professores. Entre esses dispositivos temos as entrevistas; a narrativa (auto) biográfica; a observação colaborativa; as sessões reflexivas, entre outros. O grupo é composto por discentes e professores do curso de Letras Libras, Português, Inglês da UFERSA e professores de escolas públicas. Quanto aos pressupostos da formação colaborativa nos baseamos em Aguiar e Ferreira (2007), Ibiapina e Ferreira (2003), Paiva Brasil (2010), Pimenta (2005) e Zeichner (1993), destacando seus pontos teóricos quanto a colaboração docente como um espaço onde profissionais docentes podem trocar experiências de dentro da sala de aula, além de refletir sobre práticas e conceitos, chegando assim a uma reelaboração e ressignificação de suas práticas e das teorias que as orientam. Dessa forma, percebemos que os universitários e educadores atuam em parceria, analisando os desafios e potencialidades existentes na prática educativa e juntos buscam estratégias e alternativas para ressignificá-las de forma colaborativa e contínua, bem como promover a inclusão no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12304_TB3798_27102024232124.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARISA GLÉCIA TAVARES DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "Marisa Tavares" "autor_email" => "marisa-morais2011@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111562 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3798 "inscrito_id" => 12304 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este trabalho surgiu através dos encontros reflexivos do grupo de pesquisa FORMAÇÃO – Formação Continuada em Colaboração da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, no município de Caraúbas-RN. O objetivo geral é apresentar relatos de experiências colaborativas desenvolvidas na formação inicial e continuada de professores. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e de cunho colaborativo, evidenciando vivências das participantes do grupo através de ciclos reflexivos a partir da observação das aulas das colaboradoras docentes, tanto do ensino superior como da educação básica. No que se refere às ações reflexivas utilizadas na pesquisa colaborativa, estas visam promover o desenvolvimento da reflexão crítica e por isso necessitam de alguns dispositivos mediadores que sejam capazes de tornar observável e verbalizável a prática pedagógica de professores. Entre esses dispositivos temos as entrevistas; a narrativa (auto) biográfica; a observação colaborativa; as sessões reflexivas, entre outros. O grupo é composto por discentes e professores do curso de Letras Libras, Português, Inglês da UFERSA e professores de escolas públicas. Quanto aos pressupostos da formação colaborativa nos baseamos em Aguiar e Ferreira (2007), Ibiapina e Ferreira (2003), Paiva Brasil (2010), Pimenta (2005) e Zeichner (1993), destacando seus pontos teóricos quanto a colaboração docente como um espaço onde profissionais docentes podem trocar experiências de dentro da sala de aula, além de refletir sobre práticas e conceitos, chegando assim a uma reelaboração e ressignificação de suas práticas e das teorias que as orientam. Dessa forma, percebemos que os universitários e educadores atuam em parceria, analisando os desafios e potencialidades existentes na prática educativa e juntos buscam estratégias e alternativas para ressignificá-las de forma colaborativa e contínua, bem como promover a inclusão no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID12304_TB3798_27102024232124.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARISA GLÉCIA TAVARES DE MORAIS" "autor_nome_curto" => "Marisa Tavares" "autor_email" => "marisa-morais2011@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }