Este trabalho surgiu através dos encontros reflexivos do grupo de pesquisa FORMAÇÃO – Formação Continuada em Colaboração da Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, no município de Caraúbas-RN. O objetivo geral é apresentar relatos de experiências colaborativas desenvolvidas na formação inicial e continuada de professores. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e de cunho colaborativo, evidenciando vivências das participantes do grupo através de ciclos reflexivos a partir da observação das aulas das colaboradoras docentes, tanto do ensino superior como da educação básica. No que se refere às ações reflexivas utilizadas na pesquisa colaborativa, estas visam promover o desenvolvimento da reflexão crítica e por isso necessitam de alguns dispositivos mediadores que sejam capazes de tornar observável e verbalizável a prática pedagógica de professores. Entre esses dispositivos temos as entrevistas; a narrativa (auto) biográfica; a observação colaborativa; as sessões reflexivas, entre outros. O grupo é composto por discentes e professores do curso de Letras Libras, Português, Inglês da UFERSA e professores de escolas públicas. Quanto aos pressupostos da formação colaborativa nos baseamos em Aguiar e Ferreira (2007), Ibiapina e Ferreira (2003), Paiva Brasil (2010), Pimenta (2005) e Zeichner (1993), destacando seus pontos teóricos quanto a colaboração docente como um espaço onde profissionais docentes podem trocar experiências de dentro da sala de aula, além de refletir sobre práticas e conceitos, chegando assim a uma reelaboração e ressignificação de suas práticas e das teorias que as orientam. Dessa forma, percebemos que os universitários e educadores atuam em parceria, analisando os desafios e potencialidades existentes na prática educativa e juntos buscam estratégias e alternativas para ressignificá-las de forma colaborativa e contínua, bem como promover a inclusão no contexto escolar.