Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA TEORIA À PRÁTICA: O USO DE JOGOS NO ENSINO DE REAÇÕES QUÍMICAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

As metodologias ativas têm ganhado destaque nas salas de aula nos últimos anos. Dentre elas, a utilização de jogos pode ser citada como um exemplo de ferramenta capaz de auxiliar professores e estudantes no processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, este trabalho objetiva apresentar um jogo elaborado por professores e acadêmicos responsáveis pelo projeto de pesquisa intitulado “Da teoria à prática: materiais concretos transformando o ensino de Ciências”. O projeto, iniciado em setembro de 2023, foi desenvolvido no IFMaker do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), campus Coxim, sendo um dos resultados alcançados a criação do jogo “pife das combinações químicas”. Trata-se de um jogo de cartas cujo objetivo é auxiliar o ensino de reações químicas para estudantes do Ensino Médio. As cartas, que se apresentam como um baralho, foram criadas e divididas em cinco grupos: reagente, produto, representação, fique sabendo e cartas especiais. Ao todo, são 96 cartas subdivididas em reações de síntese, decomposição, simples troca e dupla troca, além de 8 cartas especiais, que auxiliam na dinâmica do jogo. Para jogar, são recomendados de três a seis jogadores, que recebem nove cartas cada. O objetivo é formar três trincas utilizando cartas relacionadas às mesmas reações químicas. Junto ao jogo, foram definidas as regras e confeccionado um material de apoio para auxiliar professores e alunos em sua utilização na sala de aula. Em suas primeiras aplicações para estudantes do Ensino Médio, o pife das combinações têm demonstrado despertar o interesse dos alunos pelo ensino de química, além de poder contribuir, de forma lúdica, com o aprendizado de reações.

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