Este trabalho trata-se de uma pesquisa em andamento, a qual tem enfoque temático em fazeres musicais e perspectivas de ensino e aprendizagem em música no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. A pesquisa tem como objetivo identificar, mapear e compreender fazeres musicais nos diversos campi do IFRN, de modo a analisar como se dá o processo de ensino e aprendizagem da música, considerando a diversidade de contextos e de práticas pedagógico-musicais na instituição. Considerando suas nuances subjetivas, tem, em sua metodologia, a abordagem qualitativa de pesquisa que ocorre enquanto estudo de caso. Como instrumento de construção de dados, aplicamos formulários online, em uma primeira etapa, para um levantamento de dados no universo de professores de Arte e Arte-Música do IFRN e em segunda etapa, utilizamos a entrevista semiestruturada. Nessa perspectiva, realizamos visitas a alguns campi e isso nos possibilitou um aprofundamento sobre o fenômeno estudado. Alguns autores e autoras se fazem presentes na fundamentação teórica desta pesquisa por serem fundamentais no diálogo com o que estamos trabalhando, de modo a nos possibilitar uma melhor compreensão do fenômeno a partir das análises e criação de um corpus de texto com o cruzamento dos dados. Alguns exemplos são Kramer (2000); Arroyo (2002; 2010; 2015); Figueiredo (2010); Demo (2013); Geertz (2011) e Queiroz (2003; 2013). Portanto, esperamos que os resultados desta pesquisa oportunizem novas discussões para a área de conhecimento e que possibilite a ampliação dos horizontes intelectuais dos pesquisadores e de todo o público que venha a ter acesso aos resultados deste trabalho.