DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) E SUA APLICABILIDADE PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): PROMOVENDO ACESSIBILIDADE E EQUIDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109059 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 285 "inscrito_id" => 2335 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) E SUA APLICABILIDADE PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): PROMOVENDO ACESSIBILIDADE E EQUIDADE" "resumo" => "O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem pedagógica que visa atender às necessidades de todos os estudantes, principalmente aqueles com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O DUA é um modelo flexível e inclusivo que reconhece a diversidade dos educandos e busca criar ambientes de aprendizagem que sejam acessíveis a todos. Baseado no conceito de desenho universal, em fornecer múltiplas formas de envolvimento, múltiplas formas de representação de informações e múltiplas formas de ação e expressão de aprendizagem. Seu intuito é eliminar as barreiras que dificultam o aprendizado e o acesso ao currículo. Quando os professores compreendem o DUA, eles se tornam agentes de mudança, capazes de personalizar o ensino. O DUA atua como um facilitador da prática pedagógica, transformando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e equânime. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e as interações sociais e variam de sujeito para sujeito. A presença destes estudantes nas unidades escolares mostra a necessidade de mudança na práxis pedagógica. O objetivo deste artigo é discutir como o DUA pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar os estudantes com TEA. O presente estudo aborda o DUA, a partir das especificidades dos educandos com TEA. Assim sendo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, análise de dissertações, teses e artigos publicados são trazidos para a discussão conceitos, princípios e aplicabilidade do DUA e sua contribuição para os estudantes com TEA por meio de relatos de experiência e estudos de caso. Os resultados são claros e significativos, o conhecimento e a aplicabilidade do DUA pelos docentes são essenciais para promover a inclusão escolar de educandos com TEA e para criar práticas pedagógicas mais equitativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2335_TB285_20022024203940.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA FRANCISCO" "autor_nome_curto" => "SANDRA FRANCIS" "autor_email" => "prof.sanfran@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109059 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 285 "inscrito_id" => 2335 "titulo" => "DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA) E SUA APLICABILIDADE PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA): PROMOVENDO ACESSIBILIDADE E EQUIDADE" "resumo" => "O Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) é uma abordagem pedagógica que visa atender às necessidades de todos os estudantes, principalmente aqueles com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O DUA é um modelo flexível e inclusivo que reconhece a diversidade dos educandos e busca criar ambientes de aprendizagem que sejam acessíveis a todos. Baseado no conceito de desenho universal, em fornecer múltiplas formas de envolvimento, múltiplas formas de representação de informações e múltiplas formas de ação e expressão de aprendizagem. Seu intuito é eliminar as barreiras que dificultam o aprendizado e o acesso ao currículo. Quando os professores compreendem o DUA, eles se tornam agentes de mudança, capazes de personalizar o ensino. O DUA atua como um facilitador da prática pedagógica, transformando o processo de ensino e aprendizagem mais eficaz e equânime. O TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, o comportamento e as interações sociais e variam de sujeito para sujeito. A presença destes estudantes nas unidades escolares mostra a necessidade de mudança na práxis pedagógica. O objetivo deste artigo é discutir como o DUA pode ser uma ferramenta valiosa para apoiar os estudantes com TEA. O presente estudo aborda o DUA, a partir das especificidades dos educandos com TEA. Assim sendo, por meio de uma pesquisa bibliográfica, análise de dissertações, teses e artigos publicados são trazidos para a discussão conceitos, princípios e aplicabilidade do DUA e sua contribuição para os estudantes com TEA por meio de relatos de experiência e estudos de caso. Os resultados são claros e significativos, o conhecimento e a aplicabilidade do DUA pelos docentes são essenciais para promover a inclusão escolar de educandos com TEA e para criar práticas pedagógicas mais equitativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID2335_TB285_20022024203940.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA FRANCISCO" "autor_nome_curto" => "SANDRA FRANCIS" "autor_email" => "prof.sanfran@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }