FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO PPGEP/IFRN DE 2018 À 2022
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111317 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3443 "inscrito_id" => 8018 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO PPGEP/IFRN DE 2018 À 2022" "resumo" => "Como parte da pesquisa: Formação Docente para EPT e/ou EJA-EPT – um olhar sobre a formação inicial e continuada, considerando as dimensões ética, estética, técnica, epistemológica, política, perfil e lócus de formação, o presente trabalho objetiva analisar e discutir criticamente os sentidos atribuídos pelos discentes/egressos do PPGEP-IFRN sobre essas dimensões para a formação docente em EPT. Para isso, questionando: que sentidos são atribuídos sobre essas dimensões pelos discentes/egressos dos anos de 2018 à 2022, foi adotado como percurso metodológico uma pesquisa exploratória do tipo qualitativa e revisão bibliográfica, com a aplicação de uma entrevista semiestruturada, cujos resultados foram analisados sob à luz da análise textual discursiva (ATD). Autores como: Pegorini (2020), Moura (2014), Machado (2015), Ghedin (2009), dentre outros, serviram como base para análise e discussão da temática em estudo. Percebe-se que os achados se direcionam para uma formação que se alinha com a emancipação humana diante de um fazer ético e estético comprometido com uma Educação que está inserida nos modos de produção capitalista, reconhecendo que o principal papel do professor na educação profissional é a formação do cidadão crítico dentro da perspectiva da politecnia, reconhecendo as totalidades enquanto realidades a serem observadas e permanentemente investigadas por estes profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8018_TB3443_08042024223726.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR FABIANO ARAÚJO DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "Artur Fabiano A" "autor_email" => "artur.fabiano@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111317 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3443 "inscrito_id" => 8018 "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM EGRESSOS DO PPGEP/IFRN DE 2018 À 2022" "resumo" => "Como parte da pesquisa: Formação Docente para EPT e/ou EJA-EPT – um olhar sobre a formação inicial e continuada, considerando as dimensões ética, estética, técnica, epistemológica, política, perfil e lócus de formação, o presente trabalho objetiva analisar e discutir criticamente os sentidos atribuídos pelos discentes/egressos do PPGEP-IFRN sobre essas dimensões para a formação docente em EPT. Para isso, questionando: que sentidos são atribuídos sobre essas dimensões pelos discentes/egressos dos anos de 2018 à 2022, foi adotado como percurso metodológico uma pesquisa exploratória do tipo qualitativa e revisão bibliográfica, com a aplicação de uma entrevista semiestruturada, cujos resultados foram analisados sob à luz da análise textual discursiva (ATD). Autores como: Pegorini (2020), Moura (2014), Machado (2015), Ghedin (2009), dentre outros, serviram como base para análise e discussão da temática em estudo. Percebe-se que os achados se direcionam para uma formação que se alinha com a emancipação humana diante de um fazer ético e estético comprometido com uma Educação que está inserida nos modos de produção capitalista, reconhecendo que o principal papel do professor na educação profissional é a formação do cidadão crítico dentro da perspectiva da politecnia, reconhecendo as totalidades enquanto realidades a serem observadas e permanentemente investigadas por estes profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8018_TB3443_08042024223726.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTUR FABIANO ARAÚJO DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "Artur Fabiano A" "autor_email" => "artur.fabiano@escolar.ifrn.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }