O desenvolvimento da consciência socioambiental dos estudantes se materializa quando a instituição de ensino fomenta atividades pedagógicas que incorporam práticas de reciclagem como parte integrante da cultura, e não de maneira isolada. Nesse contexto, o artigo intitulado "Jardim em Miniatura: Cultivando a Consciência Ambiental" se concentra em um projeto conduzido com uma turma do primeiro ciclo do ensino fundamental, com a finalidade de instigar, no ambiente escolar, uma reflexão atenta acerca do meio ambiente, reciclagem, reutilização e o papel dos infantes enquanto membros da comunidade. O referido ensaio detalha o emprego de uma estufa compacta confeccionada a partir de recipientes PET como instrumento educativo lúdico para estimular o processo de aprendizagem, especialmente em crianças na fase inicial de seu desenvolvimento, as quais frequentemente são negligenciadas no contexto da educação ambiental. Dessa maneira, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a relevância da reciclagem no ensino infantil, embasada nas obras de Viviane (2023), Silva (2012) e Rodrigues (2011), as quais desempenharam um papel fundamental na concepção das abordagens utilizadas com os alunos, como dramatizações, exposições dialogadas e oficinas técnicas voltadas para a criação da mini estufa. Os resultados evidenciaram o interesse dos estudantes pelo tema, manifestado através de relatos pessoais e envolvimento ativo na construção das estufas, ressaltando a importância da educação ambiental na formação cidadã.