CONSTRUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO DE MOLÉCULA DE DNA EM ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111753 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4099 "inscrito_id" => 8087 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO DE MOLÉCULA DE DNA EM ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA" "resumo" => "A compreensão da estrutura e da função do DNA é fundamental para a educação científica dos alunos. No entanto, conceitos abstratos como a estrutura do DNA podem ser desafiadores de serem compreendidos apenas por explicação teórica. A construção de modelos didáticos de DNA pelos próprios alunos proporciona uma abordagem prática e tangível sobre o assunto, além de estimular a criatividade, a aprendizagem ativa e o trabalho em equipe. Após a aula teórica sobre o DNA, foi proposto para os alunos, em grupo, pesquisarem na internet, utilizando a sala de multimídia da escola, modelos de DNA construídos com material reciclável e acessível. Em seguida, eles elaboraram um projeto no papel para cada modelo, juntaram material e montaram, colorindo cada base nitrogenada diferente. Foram construídos modelos usando papelão, garrafa PET, isopor, arames e palitos de churrasco. Para a finalização do projeto foi proposto um debate sobre as próprias criações, exemplificando desafios e resoluções. Por fim, cada grupo apresentou seu modelo para turma, explicando cada componente e como eles representavam a estrutura da molécula do DNA. A avaliação dos trabalhos foi realizada através de critérios de precisão, criatividade e compreensão conceitual, assim como, através da relação interpessoal de troca dos alunos durante todas as etapas de produção dos modelos. Este trabalho propôs uma abordagem prática e interativa para o ensino da estrutura do DNA, permitindo que os alunos construam seus próprios modelos didáticos. O envolvimento ativo dos estudantes nesse projeto aprimora a sua compreensão conceitual e favorece o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e colaborativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8087_TB4099_30042024102154.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHERIDA FERREIRA PINHEIRO DE MESQUITA" "autor_nome_curto" => "Sherida F.P.M." "autor_email" => "sherida.ferreira@educacao.fortaleza.ce.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111753 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4099 "inscrito_id" => 8087 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO DE MOLÉCULA DE DNA EM ESCOLA PÚBLICA DE FORTALEZA" "resumo" => "A compreensão da estrutura e da função do DNA é fundamental para a educação científica dos alunos. No entanto, conceitos abstratos como a estrutura do DNA podem ser desafiadores de serem compreendidos apenas por explicação teórica. A construção de modelos didáticos de DNA pelos próprios alunos proporciona uma abordagem prática e tangível sobre o assunto, além de estimular a criatividade, a aprendizagem ativa e o trabalho em equipe. Após a aula teórica sobre o DNA, foi proposto para os alunos, em grupo, pesquisarem na internet, utilizando a sala de multimídia da escola, modelos de DNA construídos com material reciclável e acessível. Em seguida, eles elaboraram um projeto no papel para cada modelo, juntaram material e montaram, colorindo cada base nitrogenada diferente. Foram construídos modelos usando papelão, garrafa PET, isopor, arames e palitos de churrasco. Para a finalização do projeto foi proposto um debate sobre as próprias criações, exemplificando desafios e resoluções. Por fim, cada grupo apresentou seu modelo para turma, explicando cada componente e como eles representavam a estrutura da molécula do DNA. A avaliação dos trabalhos foi realizada através de critérios de precisão, criatividade e compreensão conceitual, assim como, através da relação interpessoal de troca dos alunos durante todas as etapas de produção dos modelos. Este trabalho propôs uma abordagem prática e interativa para o ensino da estrutura do DNA, permitindo que os alunos construam seus próprios modelos didáticos. O envolvimento ativo dos estudantes nesse projeto aprimora a sua compreensão conceitual e favorece o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico e colaborativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID8087_TB4099_30042024102154.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHERIDA FERREIRA PINHEIRO DE MESQUITA" "autor_nome_curto" => "Sherida F.P.M." "autor_email" => "sherida.ferreira@educacao.fortaleza.ce.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }