A educomunicação é um campo do conhecimento que trouxe para a Educação Ambiental a possibilidade de aproximar a sociedade de diversos temas, lugares, culturas e problemáticas, com destaque para as ambientais. Com a exploração cada vez maior da tecnologia da informação e comunicação, abriu-se um caminho de se gerar, divulgar, receber conhecimento para uma educação sobre, para e a partir do meio ambiente. Vislumbrando a utilização da educomunicação socioambiental para a Educação Ambiental, objetivou-se propor aos professores de geografia em formação, a construção de projetos educacionais para aplicação em escolas públicas. Este trabalho analisou o potencial desses projetos para o desenvolvimento de temas ambientais que promovam um espaço para a uma educação ambiental crítica em escolas públicas na cidade do Recife-PE. Foram analisados os projetos de educomunicação socioambiental finais de cinco turmas da disciplina de Educação Ambiental, ministrada pela autora entre os anos de 2020 e 2023 no curso de graduação de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Pernambuco. Os resultados apontaram que os projetos atenderam aos princípios gerais da educomunicação, agregando metodologias ativas e tecnologias da informação e comunicação no seu desenvolvimento. Os projetos apresentaram protótipos de bom e alto potencial de execução. Os temas mais abordados foram a questão dos resíduos sólidos e destinação do lixo, os recursos hídricos, o consumo excessivo e economia verde, ecossistemas e biomas. Os recursos tecnológicos usados com mais frequência foram as redes sociais como o Instagram e o Youtube. Os mais criativos produtos finais propostos foram cartilhas digitais, documentários, aplicativos, jogos. Concluiu-se que os projetos possuíram estratégias metodológicas compatíveis com a educomunicação socioambiental, estando alinhados com as habilidades e competências voltadas para a Educação Ambiental. Que os professores em formação inicial conseguiram aliar temáticas atuais, problemas cotidianos e tecnologias aos projetos, dando um toque de criatividade e diversão às propostas.