Este artigo é um recorte da pesquisa realizada na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso - TCC na graduação em Pedagogia da Universidade Regional do Cariri – URCA. O trabalho tem como objetivo compreender preliminarmente as mediações do capitalismo entre trabalho e educação. A pesquisa tratará do caráter ontológico e histórico do trabalho, como ele se estabelece e de que maneira o capitalismo se transfundiu na sociedade. Discutirá as determinações do trabalho na sociedade capitalista, colocando-o em evidência como elemento principal para a consolidação do capitalismo. Por fim, expõe características básicas da educação no Modo de Produção Capitalista (MPC). O artigo tem como justificativa central refletir como a educação se comporta no contexto do MPC mediante uma perspectiva histórica, apontando direcionamentos para a ascensão do capitalismo contemporâneo. O estudo busca discutir as fragilidades impostas na educação frente às problemáticas ocasionadas pela dinâmica do capital. O resultado dessa pesquisa provocará reflexões como a educação e o trabalho podem contribuir ao serem utilizados como ferramentas emancipatórias para a transformação social mediante uma sociedade capitalista. Este trabalho é consolidado através de pesquisa bibliográfica, utilizou-se as seguintes referências teóricas: Tonet e Lessa (2011), Saviani (2007), Bergson (1979), Mandel (2023).