MULTISSEMIOSES DE IMAGENS TECNOLÓGICAS E MULTILETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE NAVEGAÇÃO E COMPREENSÃO EM HIPERMÍDIA EDUCACIONAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109596 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1011 "inscrito_id" => 6407 "titulo" => "MULTISSEMIOSES DE IMAGENS TECNOLÓGICAS E MULTILETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE NAVEGAÇÃO E COMPREENSÃO EM HIPERMÍDIA EDUCACIONAL" "resumo" => "O conceito de multiletramento se expande para abranger a multissemiose das imagens tecnológicas, característica fundamental dos textos em hipermídia. Esta pesquisa examina como a integração de múltiplos modos semióticos, especialmente imagens tecnológicas, em ambientes de hipermídia afeta o desenvolvimento de multiletramentos em contextos educacionais. Utilizando uma metodologia de pesquisa bibliográfica investiga-se as estratégias que estudantes adotam para interpretar, avaliar e integrar informações de textos multimodais. Os resultados revelam que, embora as imagens tecnológicas enriqueçam a experiência de aprendizagem ao oferecer camadas adicionais de significado, elas também apresentam desafios únicos em termos de interpretação e integração de informações multimodais. Identifica-se práticas efetivas que facilitam a navegação e compreensão em ambientes ricos em hipermídia, tais como a habilidade de ler criticamente além da superfície das imagens, reconhecendo suas funções semióticas e integrando-as ao conteúdo textual. Com base nesses achados, propõe-se estratégias pedagógicas inovadoras que enfatizam o letramento digital e a análise semiótica como componentes essenciais do multiletramento. Este estudo busca contribuir significativamente para a formação digital, sugerindo que a educação em multiletramentos deve abordar de forma abrangente a multissemiose, preparando os alunos não apenas para decodificar textos multimodais, mas também para criar significados complexos em um mundo cada vez mais dominado por imagens tecnológicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6407_TB1011_15102024115506.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA SANTANA BARROSO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "robertasantana460@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109596 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1011 "inscrito_id" => 6407 "titulo" => "MULTISSEMIOSES DE IMAGENS TECNOLÓGICAS E MULTILETRAMENTO: ESTRATÉGIAS DE NAVEGAÇÃO E COMPREENSÃO EM HIPERMÍDIA EDUCACIONAL" "resumo" => "O conceito de multiletramento se expande para abranger a multissemiose das imagens tecnológicas, característica fundamental dos textos em hipermídia. Esta pesquisa examina como a integração de múltiplos modos semióticos, especialmente imagens tecnológicas, em ambientes de hipermídia afeta o desenvolvimento de multiletramentos em contextos educacionais. Utilizando uma metodologia de pesquisa bibliográfica investiga-se as estratégias que estudantes adotam para interpretar, avaliar e integrar informações de textos multimodais. Os resultados revelam que, embora as imagens tecnológicas enriqueçam a experiência de aprendizagem ao oferecer camadas adicionais de significado, elas também apresentam desafios únicos em termos de interpretação e integração de informações multimodais. Identifica-se práticas efetivas que facilitam a navegação e compreensão em ambientes ricos em hipermídia, tais como a habilidade de ler criticamente além da superfície das imagens, reconhecendo suas funções semióticas e integrando-as ao conteúdo textual. Com base nesses achados, propõe-se estratégias pedagógicas inovadoras que enfatizam o letramento digital e a análise semiótica como componentes essenciais do multiletramento. Este estudo busca contribuir significativamente para a formação digital, sugerindo que a educação em multiletramentos deve abordar de forma abrangente a multissemiose, preparando os alunos não apenas para decodificar textos multimodais, mas também para criar significados complexos em um mundo cada vez mais dominado por imagens tecnológicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6407_TB1011_15102024115506.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA SANTANA BARROSO FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "robertasantana460@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }