RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS PARA ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (PCDV) SOBRE MONUMENTO NATURAL DOS MORROS DO PÃO DE AÇÚCAR E DA URCA (MONA PÃO DE AÇÚCAR), RJ, BRASIL.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111021 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3017 "inscrito_id" => 10698 "titulo" => "RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS PARA ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (PCDV) SOBRE MONUMENTO NATURAL DOS MORROS DO PÃO DE AÇÚCAR E DA URCA (MONA PÃO DE AÇÚCAR), RJ, BRASIL." "resumo" => "O Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar), situado no Rio de Janeiro/Brasil tem importância regional, nacional e internacional, sendo este último com o seu cadastro na UNESCO como Paisagem Cultural Mundial - Paisagens Cariocas entre o Mar e a Montanha. Esse trabalho, parte da pesquisa de doutorado, do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), surge das observações das dificuldades de acesso de pessoas com deficiência visual (PcDV’s) aos monumentos naturais, uma vez que a autora é professora o Instituto Benjamin Constant (IBC), escola especializada para PcDV’s, situada no entorno do MoNa Pão de Açúcar. O principal questionamento foi se os indivíduos compreendem o MoNa a partir de suas próprias experiências neste espaço, que compreensões as PcDV´s do IBC poderiam ter com acessibilidade parcial e peculiar visão de mundo? Por isso, o presente trabalho objetivou analisar e discutir as percepções das PcDV´s do IBC a partir de suas compreensões do espaço e através de recurso pedagógicos adaptados. Para isso, foram elaborados materiais especializados que contaram com a participação, durante o processo de elaboração e produção, das PcDV’s envolvidas na pesquisa. Algumas técnicas de produção de mapas e maquetes táteis foram utilizadas e adequadas às necessidades dos participantes, agregando também suas escolhas e sugestões. Estes recursos foram utilizados durante a pesquisa nas etapas de visitação aos espaços. Os resultados preliminares confirmam que os recursos pedagógicos contribuem para a acessibilidade dos locais e podem ser adotados por esses espaços abertos. Pretende-se assim, que estes sirvam como proposta de aprimoramento da acessibilidade existente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10698_TB3017_08042024195346.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA IGNÁCIO DA ROSA" "autor_nome_curto" => "Patricia Rosa" "autor_email" => "patriciarosa@ibc.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111021 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3017 "inscrito_id" => 10698 "titulo" => "RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS PARA ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL (PCDV) SOBRE MONUMENTO NATURAL DOS MORROS DO PÃO DE AÇÚCAR E DA URCA (MONA PÃO DE AÇÚCAR), RJ, BRASIL." "resumo" => "O Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca (MoNa Pão de Açúcar), situado no Rio de Janeiro/Brasil tem importância regional, nacional e internacional, sendo este último com o seu cadastro na UNESCO como Paisagem Cultural Mundial - Paisagens Cariocas entre o Mar e a Montanha. Esse trabalho, parte da pesquisa de doutorado, do Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), surge das observações das dificuldades de acesso de pessoas com deficiência visual (PcDV’s) aos monumentos naturais, uma vez que a autora é professora o Instituto Benjamin Constant (IBC), escola especializada para PcDV’s, situada no entorno do MoNa Pão de Açúcar. O principal questionamento foi se os indivíduos compreendem o MoNa a partir de suas próprias experiências neste espaço, que compreensões as PcDV´s do IBC poderiam ter com acessibilidade parcial e peculiar visão de mundo? Por isso, o presente trabalho objetivou analisar e discutir as percepções das PcDV´s do IBC a partir de suas compreensões do espaço e através de recurso pedagógicos adaptados. Para isso, foram elaborados materiais especializados que contaram com a participação, durante o processo de elaboração e produção, das PcDV’s envolvidas na pesquisa. Algumas técnicas de produção de mapas e maquetes táteis foram utilizadas e adequadas às necessidades dos participantes, agregando também suas escolhas e sugestões. Estes recursos foram utilizados durante a pesquisa nas etapas de visitação aos espaços. Os resultados preliminares confirmam que os recursos pedagógicos contribuem para a acessibilidade dos locais e podem ser adotados por esses espaços abertos. Pretende-se assim, que estes sirvam como proposta de aprimoramento da acessibilidade existente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID10698_TB3017_08042024195346.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA IGNÁCIO DA ROSA" "autor_nome_curto" => "Patricia Rosa" "autor_email" => "patriciarosa@ibc.gov.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }