ECOS E SILENCIAMENTOS DO RACISMO NA VIDA DE MENINAS NEGRAS – A ESCOLA COMO AMBIENTE HUMANIZADOR E A ARTE-EDUCAÇÃO COMO TRAJETÓRIA DE LIBERDADE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112390 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4996 "inscrito_id" => 14345 "titulo" => "ECOS E SILENCIAMENTOS DO RACISMO NA VIDA DE MENINAS NEGRAS – A ESCOLA COMO AMBIENTE HUMANIZADOR E A ARTE-EDUCAÇÃO COMO TRAJETÓRIA DE LIBERDADE" "resumo" => "Este trabalho parte da concepção de que a sociedade brasileira é racista e que este sistema é ainda mais opressor para com as mulheres. Dentro disso, acredita que a escola deve assumir uma postura integralmente antirracista e que a execução de projetos é instrumento eficaz nesse sentido. Por sua representatividade e importância literária neste tema, a escritora Conceição Evaristo foi escolhida como inspiração, sendo a sua obra “Olhos d’água” selecionada como recorte e fio condutor. O projeto visa à constituição de um coletivo feminino na escola que, a partir das crônicas do referido livro, desempenhará diálogos e atividades de Arte-Educação de modo continuado, culminando em uma Exposição aberta à comunidade escolar. As atividades de Arte-Educação se sustentam na experiência da “escrevivência”, desenvolvida por Conceição Evaristo, e na expressão individual das imagens a partir de cada crônica apresentada no livro, utilizando diversas linguagens artísticas. Para tal, este projeto enxerga a liberdade e o entrelaçamento de linguagens presentes na arte contemporânea, como traços fundamentais às atividades de Arte-Educação propostas. Dessa forma, objetiva-se oportunizar a reflexão crítica sobre a mulher negra na sociedade, o estímulo à criatividade e a vivência de variadas formas de expressão que são presentes na arte contemporânea. Aspirando, sobretudo, oferecer um caminho de construção de identidade como ferramenta para o alcance dos direitos de exercer uma plena ocupação dos espaços sociais e de escolher livremente as formas de viver." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14345_TB4996_30092024191453.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELY EIRAS" "autor_nome_curto" => "Daniely Eiras" "autor_email" => "danicarius@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112390 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4996 "inscrito_id" => 14345 "titulo" => "ECOS E SILENCIAMENTOS DO RACISMO NA VIDA DE MENINAS NEGRAS – A ESCOLA COMO AMBIENTE HUMANIZADOR E A ARTE-EDUCAÇÃO COMO TRAJETÓRIA DE LIBERDADE" "resumo" => "Este trabalho parte da concepção de que a sociedade brasileira é racista e que este sistema é ainda mais opressor para com as mulheres. Dentro disso, acredita que a escola deve assumir uma postura integralmente antirracista e que a execução de projetos é instrumento eficaz nesse sentido. Por sua representatividade e importância literária neste tema, a escritora Conceição Evaristo foi escolhida como inspiração, sendo a sua obra “Olhos d’água” selecionada como recorte e fio condutor. O projeto visa à constituição de um coletivo feminino na escola que, a partir das crônicas do referido livro, desempenhará diálogos e atividades de Arte-Educação de modo continuado, culminando em uma Exposição aberta à comunidade escolar. As atividades de Arte-Educação se sustentam na experiência da “escrevivência”, desenvolvida por Conceição Evaristo, e na expressão individual das imagens a partir de cada crônica apresentada no livro, utilizando diversas linguagens artísticas. Para tal, este projeto enxerga a liberdade e o entrelaçamento de linguagens presentes na arte contemporânea, como traços fundamentais às atividades de Arte-Educação propostas. Dessa forma, objetiva-se oportunizar a reflexão crítica sobre a mulher negra na sociedade, o estímulo à criatividade e a vivência de variadas formas de expressão que são presentes na arte contemporânea. Aspirando, sobretudo, oferecer um caminho de construção de identidade como ferramenta para o alcance dos direitos de exercer uma plena ocupação dos espaços sociais e de escolher livremente as formas de viver." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14345_TB4996_30092024191453.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELY EIRAS" "autor_nome_curto" => "Daniely Eiras" "autor_email" => "danicarius@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }