RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: UMA COLABORAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO - UEMASUL E A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO CENTRO DE ENSINO MOURÃO RANGEL-MA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110186 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1873 "inscrito_id" => 9617 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: UMA COLABORAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO - UEMASUL E A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO CENTRO DE ENSINO MOURÃO RANGEL-MA." "resumo" => "A proposta do subprojeto de Biologia visa à implementação de um projeto que aborde a produção e utilização de recursos e materiais didáticos no ensino da disciplina de Biologia. Este relato de experiência tem como objetivo destacar a importância da iniciação à docência no processo de formação do profissional docente, através da realização de pesquisas e da aplicação de diversas ferramentas metodológicas, aliadas aos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da graduação. Tanto abordagens tradicionais quanto inovadoras são exploradas para o ensino de Biologia, visando sua aplicabilidade nas aulas e proporcionando vivências enriquecedoras aos alunos nas escolas. A metodologia empregada envolveu, inicialmente, a elaboração de atividades antes do primeiro contato dos bolsistas com os alunos da educação básica, com planejamento e organização das ações a partir da realidade escolar selecionada. Em seguida, houve um período de observação e prática. As etapas subsequentes foram direcionadas à produção e aplicação dos recursos e materiais didáticos desenvolvidos pela bolsista do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em colaboração com o professor supervisor da escola parceira. Ao término do ciclo do programa, a parceria entre a instituição acadêmica e a escola receptora do projeto resultou na disseminação e ampliação de uma abordagem educacional centrada na capacitação de professores para a Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9617_TB1873_30092024184104.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE DA SILVA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE" "autor_email" => "francinnete824@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110186 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1873 "inscrito_id" => 9617 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO SUBPROJETO DE BIOLOGIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NO CONTEXTO PÓS-PANDEMIA: UMA COLABORAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE ESTADUAL DA REGIÃO TOCANTINA DO MARANHÃO - UEMASUL E A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO CENTRO DE ENSINO MOURÃO RANGEL-MA." "resumo" => "A proposta do subprojeto de Biologia visa à implementação de um projeto que aborde a produção e utilização de recursos e materiais didáticos no ensino da disciplina de Biologia. Este relato de experiência tem como objetivo destacar a importância da iniciação à docência no processo de formação do profissional docente, através da realização de pesquisas e da aplicação de diversas ferramentas metodológicas, aliadas aos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo da graduação. Tanto abordagens tradicionais quanto inovadoras são exploradas para o ensino de Biologia, visando sua aplicabilidade nas aulas e proporcionando vivências enriquecedoras aos alunos nas escolas. A metodologia empregada envolveu, inicialmente, a elaboração de atividades antes do primeiro contato dos bolsistas com os alunos da educação básica, com planejamento e organização das ações a partir da realidade escolar selecionada. Em seguida, houve um período de observação e prática. As etapas subsequentes foram direcionadas à produção e aplicação dos recursos e materiais didáticos desenvolvidos pela bolsista do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em colaboração com o professor supervisor da escola parceira. Ao término do ciclo do programa, a parceria entre a instituição acadêmica e a escola receptora do projeto resultou na disseminação e ampliação de uma abordagem educacional centrada na capacitação de professores para a Educação Básica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9617_TB1873_30092024184104.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCINETE DA SILVA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCINETE" "autor_email" => "francinnete824@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }