A Educação em todas as suas modalidades passa por desafios com vistas a atender os mais diversos interesses sejam dos discentes, docentes ou demais atores envolvidos. Nessa perspectiva, o estudo visa mostrar o cenário da inclusão, no contexto da Educação a Distância do Brasil, como forma de atendimento à democratização advogada amplamente pelos defensores desta modalidade de Educação. Para isso, mostram-se os conceitos da basilares da temática, a legislação pertinente a ela e as políticas de inclusão na educação brasileira, sobretudo, os voltados para EaD estabelecidos através dos instrumentos normativos. Realiza-se uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental. Na fase da análise e tratamento de dados foi empregada a análise documental. Os resultados sinalizam que mesmo a EaD consolidada como modalidade de Educação no Brasil, ela carece de avanços para atender as especificidades das políticas públicas de educação vinculadas à inclusão. Observa-se na literatura pesquisada, bem como nas normas relacionadas ao tema que a EaD necessita progresso para alcance efetivo dos que precisam de ações e políticas públicas inclusivas e aos princípios democráticos, cabendo ao Estado, além do estabelecimento de regras, fornecer aos atores envolvidos na EaD condições materiais para cumprimento de seus papéis. No decorrer da pesquisa, constatou-se que há um movimento de inclusão normativa ainda distante da realidade materializada e que a modalidade encontra-se em processo evolutivo para atendimento integral das propostas educacionais inclusivas nas mais variadas formas. Entendeu-se a necessidade de pesquisas que abordem a temática além da análise bibliográfica e documental.