Este trabalho trata-se de uma ferramenta didático-pedagógica cujo abordamos diversas vertentes da educação inclusiva em ambiente escolar; entre o docente e o estudante surdo. A cartilha contém técnicas, curiosidades, práticas pedagógicas e dicas para o docente elaborar uma aula mais inclusiva. O objetivo principal é sanar ou diminuir as dúvidas e dificuldades para a promoção de uma educação mais inclusiva, igualitária e humana. Essa cartilha é uma ação do Núcleo Formativo de Educação Bilíngue financiado pela FUNCAP, que agregará, indissociadamente, o tripé do ensino, pesquisa e extensão. O núcleo promoverá a garantia de uma educação bilíngue no interior estado do Ceará, onde a política de inclusão ainda não é efetiva e servirá de apoio para atividades desenvolvidas no campus da UECE, Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE), bem como nas escolas estaduais, municipais e profissionais localizadas na região dos sertões cearenses. Essa cartilha, ainda contempla esclarecimento sobre o capacitismo, orientações elementares sobre práticas de convívio com pessoas cegas, autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), como trabalhar criar estratégias metodológicas para lidar com essas deficiências, a fim de diminuir o preconceito e acima de tudo, melhorar a qualidade do ensino sanando principalmente as necessidades educacionais especiais de cada educando, pois todos são capazes e podem aprender basta que lhes ofereçam oportunidades educacionais para isso. Precisamos quebrar as barreiras da inclusão e o primeiro passo é conhecer cada educando e promover uma aprendizagem de qualidade para o mesmo.